Viagora
Genevaldo Silva

Genevaldo Silva

Opinião & Política

Prefeito Valmir Barbosa pode ser cassado por causa de 27 óculos

O Ministério Público Eleitoral da 62ª zona eleitoral, através do promotor Maurício Verdejo G. Júnior, solicitou a Polícia Federal a abertura de inquérito policial contra o prefeito Valmir Barbosa, do município de Dom Expedito Lopes, para apurar suposta compra de votos na eleição de 2016.

Em despacho datado no 17 de dezembro de 2020, o promotor menciona as peças de informações oriundas do inquérito civil público de nº 00142-088/2019 onde consta a suposta doação de 27 óculos durante a campanha eleitoral de 2016, cujo objetivo era supostamente obter votos para o então candidato Valmir Barbosa, que, à época, era candidato a prefeito em Dom Expedito Lopes. Fato esse que, se confirmado, configura crime previsto no art. 299 do Código Eleitoral.

Os óculos foram adquiridos pela secretaria municipal de Assistência Social junto a empresa Francilene Maria Luz de Carvalho – ME, “sendo simulada tal venda como se tivesse ocorrido no mês de fevereiro de 2017, sendo que na verdade a doação de tais óculos teria acontecido durante o pleito eleitoral de 2016”.

Se comprovadas as acusações, o prefeito Valmir Barbosa poderá ter o mandato cassado pela justiça eleitoral.

Inquérito na PF

No dia 10 de março de 2021 a Superintendência Regional da Polícia Federal encaminhou ofício de nº 1014115/2021 comunicando da instauração do inquérito policial para averiguar o fato.

No dia 11 de maio o inquérito foi prorrogado por mais 90 dias a pedido da PF.

Outro lado

O blog procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado.

Facebook
Veja também