Ministério da Saúde lança campanha contra Varíola dos Macacos
A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a transmissão, sintomas, contágio e prevenção, e também orientar sobre o que fazer em casos suspeitos da doença.
Nessa segunda-feira (22), o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Prevenção à doença com o tema “Varíola dos Macacos: Fique Bem com a Informação Certa”. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a transmissão, sintomas, contágio e prevenção, e também orientar sobre o que fazer em casos suspeitos da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados mais de 41,5 mil casos da doença no mundo. Dados mostram que no Brasil, até 21 de agosto, existem 3.788 casos confirmados. A campanha orienta que a prevenção é evitara contato com pessoas infectadas ou objetos contaminados. A fase de incubação do vírus pode ser de cinco a 21 dias, é possível existir transmissão nesse período. O contágio acontece pelo contato físico pela pele com lesões ou fluidos corporais. Sintomas em pessoas infectadas: febre, erupções cutâneas, inchaço dos gânglios (ínguas), dor no corpo, exaustão e calafrios.
O ministro Marcelo Queiroga, disse durante o lançamento da campanha, que apesar de não existir um tratamento específico para a doença, não significa que ela não tenha tratamento. “A letalidade dessa doença é baixa. O vírus é diferente. O vírus da covid-19 é o vírus de RNA. Portanto é o vírus que sofre mutações com maior frequência ao passo que o vírus de DNA, tem um potencial menor de ter mutações, o que engana até as vacinas que são desenvolvidas com tecnologias sofisticadas”, explicou.
Vacinas
Em julho, o Ministério da Saúde deu início nas tratativas com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a OMS, para a compra de 50 mil doses da vacina. “É necessário que haja um contrato a ser firmado pelo Ministério da Saúde com a Opas, para deixar isso bem claro, para que tenhamos uma previsão de entrega dessas vacinas. A previsão era de que se entregasse no fim de agosto. A Socorro [Gross, representante da Opas], me informou que seria no começo de setembro. Seriam duas remessas, são três agora. Há uma carência desse insumo a nível mundial”, disse o ministro.
Antiviral
A Anvisa, na última sexta-feira (19), autorizou a importação excepcional de remédios e vacinas que ainda não possuem registro no Brasil. A previsão é que no inicio de setembro, chegue a primeira das três remessas. Queiroga frisou que para a imunização ser completa, precisa das duas doses, elas serão suficientes para vacinar 25 mil pessoas. Os profissionais da Saúde serão os primeiros a receberem a vacina.
Conforme o Ministério da Saúde, Queiroga solicitou à Opas a compra de 10 doses de tecovirimat para tratamentos imediatos, e 50 unidades para casos graves. A Saúde negocia o transporte de mais 12 unidades doadas pelo laboratório produtor, e a compra de mais 504 doses.
TSE
Hoje (22), ocorre o lançamento da campanha, após o ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizar a veiculação de peças publicitárias do governo federal sobre o tema até o dia 30 de agosto. Fachin em sua decisão, resultou que a divulgação da campanha é de interesse público. Todo o material de campanha deve ser veiculado em uma página específica sobre a varíola dos macacos.
O ministro Marcelo Queiroga, adiantou que aguarda nova autorização do TSE, para gravar um pronunciamento em cadeia de rádio de TV, com informações técnicos sobre a doença para esclarecer para os brasileiros.
Com informações Agência Brasil
Brasília
Distrito Federal
Ministério da Saúde
Ministro da Saúde
Marcelo Queiroga
Varíola dos macacos
Varíola do Macaco
Teresina Viva acontece neste sábado na UBS Chapadinha Sul
A iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços de saúde da população, oferecendo atendimentos preventivosFMS reforça vacinação de crianças e adolescentes durante férias escolares em Teresina
A fundação orienta pais e responsáveis a atualizarem a caderneta de vacinação para prevenir doenças e evitar complicações de saúdeUBSs de Teresina oferecem exame para detectar vírus ligado ao câncer de colo do útero
A FMS informou que mulheres nesta faixa etária devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para avaliação de saúde, e caso seja indicado, realizar o exame de DNA-HPV.Hospital do Satélite irá realizar pequenas cirurgias ambulatoriais
De acordo com a prefeitura, O novo espaço é equipado com mesa cirúrgica, foco cirúrgico, bisturi elétrico e outros equipamentos essenciaisFMS realiza 2ª edição do Teresina Viva com serviços de saúde aos moradores
A FMS informou que a primeira etapa será neste sábado (11), na UBS Parque Poti, na zona Sudeste.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir