Viagora

Ministério da Saúde lança campanha contra Varíola dos Macacos

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a transmissão, sintomas, contágio e prevenção, e também orientar sobre o que fazer em casos suspeitos da doença.

Nessa segunda-feira (22), o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Prevenção à doença com o tema “Varíola dos Macacos: Fique Bem com a Informação Certa”. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a transmissão, sintomas, contágio e prevenção, e também orientar sobre o que fazer em casos suspeitos da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados mais de 41,5 mil casos da doença no mundo. Dados mostram que no Brasil, até 21 de agosto, existem 3.788 casos confirmados. A campanha orienta que a prevenção é evitara contato com pessoas infectadas ou objetos contaminados. A fase de incubação do vírus pode ser de cinco a 21 dias, é possível existir transmissão nesse período. O contágio acontece pelo contato físico pela pele com lesões ou fluidos corporais. Sintomas em pessoas infectadas: febre, erupções cutâneas, inchaço dos gânglios (ínguas), dor no corpo, exaustão e calafrios.

O ministro Marcelo Queiroga, disse durante o lançamento da campanha, que apesar de não existir um tratamento específico para a doença, não significa que ela não tenha tratamento. “A letalidade dessa doença é baixa. O vírus é diferente. O vírus da covid-19 é o vírus de RNA. Portanto é o vírus que sofre mutações com maior frequência ao passo que o vírus de DNA, tem um potencial menor de ter mutações, o que engana até as vacinas que são desenvolvidas com tecnologias sofisticadas”, explicou.

Vacinas

Em julho, o Ministério da Saúde deu início nas tratativas com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a OMS, para a compra de 50 mil doses da vacina. “É necessário que haja um contrato a ser firmado pelo Ministério da Saúde com a Opas, para deixar isso bem claro, para que tenhamos uma previsão de entrega dessas vacinas. A previsão era de que se entregasse no fim de agosto. A Socorro [Gross, representante da Opas], me informou que seria no começo de setembro. Seriam duas remessas, são três agora. Há uma carência desse insumo a nível mundial”, disse o ministro.

Antiviral

A Anvisa, na última sexta-feira (19), autorizou a importação excepcional de remédios e vacinas que ainda não possuem registro no Brasil. A previsão é que no inicio de setembro, chegue a primeira das três remessas. Queiroga frisou que para a imunização ser completa, precisa das duas doses, elas serão suficientes para vacinar 25 mil pessoas. Os profissionais da Saúde serão os primeiros a receberem a vacina.

Conforme o Ministério da Saúde, Queiroga solicitou à Opas a compra de 10 doses de tecovirimat para tratamentos imediatos, e 50 unidades para casos graves. A Saúde negocia o transporte de mais 12 unidades doadas pelo laboratório produtor, e a compra de mais 504 doses.

TSE

Hoje (22), ocorre o lançamento da campanha, após o ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizar a veiculação de peças publicitárias do governo federal sobre o tema até o dia 30 de agosto. Fachin em sua decisão, resultou que a divulgação da campanha é de interesse público. Todo o material de campanha deve ser veiculado em uma página específica sobre a varíola dos macacos.

O ministro Marcelo Queiroga, adiantou que aguarda nova autorização do TSE, para gravar um pronunciamento em cadeia de rádio de TV, com informações técnicos sobre a doença para esclarecer para os brasileiros.

Com informações Agência Brasil 

Facebook
Veja também