Viagora

Anvisa aprova importação de vacina contra varíola dos macacos

De acordo com a Agência, apesar de análises e estudos já existentes, mais pesquisas sobre a efetividade do imunizante serão realizadas.

Nessa quinta-feira (25), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou por unanimidade a dispensa de registro para que o Ministério da Saúde utilize a vacina Jynneos/Imvanex para o combate à varíola dos macacos no Brasil.

De acordo com a Anvisa, a vacina Jynneos (EUA)/ Imvanex (EMA), utilizada contra a varíola, e agora contra a variante modificada, denominada monkeypox, cepa Ankara, deve ser utilizada no país. “O imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservado entre -60°C e -40°C. A dispensa temporária e excepcional se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa”, pontuou a agência.

Segundo a diretora relatora, Meiruze Freitas, é esperado que a vacina usada para combater a varíola tenha utilidade contra a varíola dos macacos. A Meiruze também apontou a necessidade de mais pesquisas para confirmação de efetividade do imunizante.

A Anvisa explicou ainda que a decisão foi tomada através de análise no relatório de avaliação da agência americana Food and Drug Administration (FDA) feita com a vacina Jynneos. “A documentação encaminhada pelo Ministério da Saúde é a mesma disponibilizada pela FDA, sendo que o produto importado deverá corresponder às mesmas características do pedido avaliado pela Anvisa”, explicou a Agência.

Conforme informações da Agência, até o momento não há submissão de protocolo de ensaio clínico em vacinas para ser conduzido de forma nacionalmente.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também