Viagora

Ministério da Saúde aprova protocolo para diagnóstico de TDAH

De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico do transtorno só pode ser feito por um médico psiquiatra, pediatra ou neurologista.

Nessa quarta-feira (03), o Governo Federal informou através do Diário Oficial da União a aprovação de um documento para a realização de diagnóstico, tratamento, controle e avaliação do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

De acordo com o Ministério da Saúde, o TDAH é considerado como um neurodesenvolvimento, que tem como características principais a desatenção, hiperatividade e impulsividade em um nível funcional para a idade. O MS ainda pontua que os sintomas do transtorno iniciam na infância e podem acompanhar a pessoa durante toda a vida.

De acordo com a pasta divulgado no Diário Oficial da União, as dificuldades costumam surgir quando a criança entra em uma rotina escolar. “As dificuldades, muitas vezes, só se tornam evidentes a partir do momento em que as responsabilidades e a independência se tornam maiores, como quando a criança começa a ser avaliada no contexto escolar ou quando precisa se organizar para alguma atividade ou tarefa sem a supervisão dos pais”, explicou o protocolo.

Conforme informações do MS, o diagnóstico de TDAH é frequentemente diagnosticada na infância, mas podem ocorrer casos onde o transtorno pode apresentar sinais mais notórios durante a vida adulta. O diagnóstico do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) só pode ser feito por um médico psiquiatra, pediatra ou neurologista.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também