Viagora

Sesapi participa de seminário sobre segurança alimentar em Brasília

O evento foi sediado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)

A Secretaria do Estado do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), membro da Câmara Técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), participou do seminário sediado pelo Conass.

O tema do seminário foi a Segurança Alimentar e foi realizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foto: Ascom/ConassSesapi participa de seminário nacional sobre segurança alimentar promovido pelo Conass
Sesapi participa de seminário nacional sobre segurança alimentar promovido pelo Conass.

O evento, que aconteceu, nos dias 15 e 16 em Brasília, com objetivo de elaborar uma nova proposta de organização de competências das instituições que tratam sobre a pautas; como a vigilância, a notificação, o monitoramento e a gestão de riscos em alimentos colocados à disposição da população.

Também esteve presente no evento no seminário, o diretor do Laboratório Central do Piauí (LACEN), Fabrício Amaral, que participou de discussões sobre os avanços das análises bromatológicas e as metodologias entre os órgãos da agricultura e da saúde.

A superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, Leila Santos fala como acontece o processo para uma alimentação de qualidade e segura chegar às pessoas. “O consumo de alimento seguro passa pelo gerenciamento de risco, e uma das estratégias é identificar e harmonizar a legislação das áreas que atuam nessa temática, hoje compartilhada por diversas instituições, daí a importância desse seminário com as instituições para trabalharmos de forma harmonizada. A Vigilância Sanitária nesse processo, acompanha desde a rotulagem de alimentos, até as etapas de comercialização nos municípios.”, destacou.

Facebook
Veja também