Viagora

River empata no Rio Grande do Sul e faz história: o futebol do Piauí vai para a Série C

Se 19 de outubro é o Dia do Piauí, agora também é o Dia do River. Pela primeira vez na história, um time do estado consegue ascender no futebol nacional

Se 19 de outubro é o Dia do Piauí, agora também é o Dia do River. Pela primeira vez na história, um time do estado consegue ascender no futebol nacional. O empate em 1 a 1 com o Lajeadense (RS) na noite desta segunda-feira, na cidade gaúcha, foi suficiente para o time tricolor avançar para as semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro. Com isso, o clube está garantido na Série C do Brasileirão, do ano que vem.

O Galo havia vencido a partida de ida na semana passada, em Teresina, por 3 a 0, e podia perder por até dois gols de diferença no Rio Grande do Sul. Depois de um primeiro tempo nervoso e em desvantagem com gol de Alan, o time piauiense se reencontrou e administrou o empate, conquistado com um chute de Fabinho.

Apesar de garantido na Série C do ano que vem, a saga tricolor ainda não acabou. Classificado para as semifinais, o River ainda briga pelo título da Série D e vai enfrentar o Ypiranga (RS). O primeiro jogo deve ocorrer no dia 25 de outubro, em Teresina. A volta está prevista para o dia 1º de novembro. Remo (PA) e Botafogo (SP) também subiram e vão disputar a outra vaga na decisão.

Susto e nervosismo
O Lajeadense tomou iniciativa desde o início da partida. Nos 15 primeiros minutos, o goleiro Naylson fez algumas defesas tranquilas, mesmo com as condições ruins do gramado. O Galo não se acertava, seja na defesa ou no ataque. O campo pesado atrapalhava a saída de bola tricolor. O alívio surgia nas faltas de ataque cometidas pelos gaúchos.

Só depois dos 20 primeiros minutos o time piauiense tocou melhor a bola e empurrar o jogo para a área adversária, reduzindo o sufoco. Mas também foi nesse período que surgiu o maior susto tricolor até então. No cruzamento da direita, Naylson espalmou para o lado e a zaga afastou o perigo de gol.

O River resistiu até os 27 minutos. Alan recebeu o entre os zagueiros, na entrada da grande área, e tocou colocado. A bola acertou a trave antes de entrar. Para os gaúchos, faltavam dois gols. Para os piauienses, pouco mais de 60 minutos. Dentro de campo, a pressão era no time tricolor. Fora dele, nos gandulas, para que a bola fosse reposta rapidamente. Um deles, acredite, foi expulso.

Não teve frio que desse jeito. O clima era do jogo quente, nervoso. Quando Amarildo ficou caído em campo, o lateral Goiano foi reclamar do jogador, suspeitando que o mesmo estaria simulando uma lesão para ganhar tempo. Esquerdinha foi defender o colega tricolor e o árbitro precisou separar os atletas para evitar uma confusão.

Apesar da desvantagem no placar, a situação era favorável ao River. O nervosismo do Lajeadense diminuiu o ímpeto do time gaúcho. Na falta marcada em cima de Fabinho, o zagueiro Basso jogou a bola no chão e gritou reclamando. Levou cartão amarelo. Depois, em um lance de falta, os times cercaram o árbitro. O goleiro Giovani e o zagueiro Índio se desentenderam. O fim do primeiro tempo teve cartões amarelos para Laércio e Rafael Araújo, do River, e Giovani, pelo Lajeadense.

Alívio com Fabinho
Na volta do intervalo, Júnior Xuxa deu lugar a Thiago Dias no meio do campo do River. O time piauiense voltou mais seguro. Tocando e dominando mais a bola, o tricolor reduziu as investidas dos donos da casa. Deu até para marcar um gol que ninguém esperava.

Aos 16 minutos, no cruzamento da direita, Eduardo deixou a bola passar e Fabinho chutou para o gol. Como o River venceu o jogo em Teresina por 3 a 0 e o gol fora de casa conta como critério de desempate, o Lajeadense precisava fazer 5 a 1 para ficar com a vaga na Série C. Faltavam quatro gols para os gaúchos em meia hora.

Antes do gol, o técnico Luiz Carlos Winck resolveu por em campo o artilheiro Ramon, que começou o jogo no banco de reservas. Também tirou Alan do meio e botou Lenilson. Contudo, depois do gol do River, o Lajeadense se perdeu em campo. Aos 23 minutos, o lateral Goiano chutou duas vezes Thiago Dias, que estava caído em campo com a bola. O jogador foi expulso. O que era difícil para os gaúchos, ficou impossível.

Flávio Araújo resolveu administrar o resultado. Tirou Esquerdinha e colocou Carlinhos em campo. Depois entrou Bruno Lopes no lugar de Eduardo. Após fazer falta, Fabinho levou cartão amarelo, mas qualquer tricolor perdoaria até uma expulsão.

Dalí em diante nada mais interessava, nem mesmo a confusão com rojões jogados em direção ao banco do River. O Galo subiu para a Série C em pleno feriado do Dia do Piauí. Mas bem que poderia ser feriado amanhã.

FICHA DO JOGO
Lajeadense 1x1 River
Gols: Alan (27º 1T) e Fabinho (26º 2T)

LAJEADENSE: Giovani; Igor, Laércio, Basso e Goiano; Fábioç Ederson, Vinícius e Alan (Lenilson); Ícaro (Cleiton) e Diego (Ramon). Técnico: Luiz Carlos Winck.

RIVER: Naylson; Toti, Índio, Rafael Araújo e Jadson; Amarildo, Esquerdinha (Carlinhos), Rogério e Júnior Xuxa (Thiago Dias); Eduardo (Bruno Lopes) e Fabinho. Técnico: Flávio Araújo.

Arbitragem: Bruno Arleu de Araujo, Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sá e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ).
Mais conteúdo sobre:

River

Facebook
Veja também