Viagora

Equipe brasileira de ginástica artística conquista prata no Chile

O time composto por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Carolyne Pedro conquistou o segundo lugar nos Jogos Pan-Americanos

Nesse domingo (22), a equipe feminina de ginástica artística do Brasil alcançou mais uma conquista nos Jogos Pan-Americanos. O time, composto pelas atletas Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares, Carolyne Pedro e Rebeca Andrade, assegurou o pódio da competição, que vem sendo disputada em Santiago, capital do Chile. O resultado se igualou ao melhor resultado do país na história da prova, que havia sido conquistado em 2007, durante os Jogos do Rio de Janeiro.

A equipe brasileira já havia garantido a medalha de prata no Mundial da modalidade, que aconteceu há cerca de um mês, na Bélgica. Dessa vez, nos Jogos Pan-Americanos, as atletas passaram por eliminatórias individuais por aparelhos, para a escolha dos campeões de cada equipe.

Rebeca Andrade, que se tornou bicampeã mundial no salto no início deste mês, não disputou no aparelho do solo em sua estreia, para preservar seu joelho. Mesmo assim, a multimedalhista chegou às finais nas outras três modalidades, conquistando a melhor média no salto e ficando em segundo lugar nas barras assimétricas e na trave.

Foto: Divulgação/ TwitterEquipe brasileira leva prata na ginástica artística dos Jogos Pan-Americanos
Equipe brasileira leva prata na ginástica artística dos Jogos Pan-Americanos

O Brasil ficou de fora do primeiro lugar no pódio devido a pequenos erros de Jade Barbosa e Carolyne Pedro durante suas performances nas barras assimétricas. A ginasta Flávia Saraiva, por sua vez, alcançou quatro finais individuais, sendo elas no solo, barras simétricas, individual geral – que soma as pontuações obtidas nos quatro aparelho – e trave. Jade Barbosa garantiu sua vaga na decisão na categoria de individual geral. Já Júlia Soares alcançou um lugar na final do solo.

A equipe do Brasil conquistou a medalha de prata durante a disputa por equipes, conseguindo encerrar a prova com 161,594 pontos. O time dos Estados Unidos foi o responsável pelo primeiro lugar ao garantir 165,196 com sua apresentação. Já o bronze ficou com o Canadá, que fechou a prova com 154,230 pontos.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também