Viagora

Prefeito Firmino Filho afirma que Agenda 2030 é o instrumento para se chegar na Teresina dos sonhos

O lançamento faz parte das atividades alusivas ao aniversário de 161 anos de Teresina.

Onde estamos e para onde devemos ir? As respostas para esses questionamentos serão pensadas e discutidas por meio das ações da Agenda 2030, que foi lançada pelo prefeito Firmino Filho na manhã de hoje (05). A solenidade, que faz parte das atividades alusivas ao aniversário de 161 anos de Teresina, aconteceu no auditório do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contou com a presença de vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil.

De acordo com o prefeito Firmino Filho, a Agenda 2030 é instrumento necessário para a inovação da cidade. “Teresina completa 161 anos, momento importante de comemoração, mas também de reflexão. Precisamos olhar para trás para celebrarmos os avanços e debater os desafios, traçando assim estratégias para sanar adversidades do presente, pensando no futuro. E é isto que se propõe a Agenda 2030. Vamos debater com a sociedade a legislação urbana, discutir um novo jeito de fazer Teresina, e o principal, fazer de forma interativa com a comunidade”, destacou.
Imagem: Renato BezerraAgenda 2030(Imagem:Renato Bezerra)Agenda 2030

O chefe do executivo municipal afirmou também que por meio da Agenda 2030 serão traçadas estratégias para se chegar à Teresina dos sonhos. “Alem da revisão do planejamento urbano, estamos também lançando o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para a cidade, que é uma exigência legal (Lei 1145/ 2007) importante para captação de recursos, fazer ou renovar contratos. O objetivo da Prefeitura com o Plano é ter uma legislação competente para que possamos avançar na questão da água e esgotos e na melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou.

Para o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, a ideia central da Agenda 2030 é o planejamento da cidade, que já deu passos significativos com a realização do Pensar Mais Teresina, onde foi discutida a Legislação Urbana, o Plano Plurianual e a revisão do Plano Diretor de Teresina.

“Temos que organizar a nossa vida urbana com foco nas pessoas. Cada espaço da cidade tem de estar dotado de infraestrutura básica de serviços públicos que contemple o conceito de qualidade de vida. A Agenda 2030 é a oportunidade de ampliar a consulta à cidade, buscando elaborar as novas bases do nosso futuro em torno dos eixos da sustentabilidade, das oportunidades econômicas, da inclusão social e da qualidade de vida, e, não menos importante, da governança”, explicou o secretário.

Segundo o coordenador da Agenda 2030, Matias Augusto Matos, a Agenda é um mecanismo novo de se ver e planejar a cidade a longo prazo com a participação da comunidade. “Faremos reuniões em vários pontos da cidade, tanto na zona urbana quanto na zona rural para discutir com a sociedade a cidade que queremos para os próximos anos. Tivemos experiências ousadas de governar com a participação da sociedade como a Agenda 2015, o Orçamento Popular, o programa Vila Bairro. Portanto, vamos trabalhar de forma conjunta com a sociedade, entidades e também o poder público, cada um dando sua contribuição para o crescimento de Teresina” , disse.

Nas discussões da Agenda 2030 serão tratados temas como educação, saúde, mobilidade urbana, assistência social, esportes e lazer. Serão várias propostas que serão apresentadas e discutidas. A estimativa é de que mais de 2.500 pessoas sejam ouvidas somente nessa fase inicial. Após as discussões será elaborado um documento que será apresentado para a população e entidades do poder público.

Serão ao todo 12 reuniões, sendo oito na zona urbana e quatro na zona rural, que iniciam no dia 10 de agosto e irão acontecer até setembro. Os primeiros encontros já têm data para acontecer. Será no dia 10 de agosto, sendo uma no Cristo Rei, zona Sul da cidade, e outra no mesmo dia, na zona rural Leste, no povoado São Vicente.
Mais conteúdo sobre:

Firmino Filho

Facebook
Veja também