Viagora

Defensores públicos do Brasil repudiam ataques a nordestinos

O Condege entende que “esta infeliz postura, que veio em seguida ao maior processo democrático da nação, reflete em uma inaceitável prática de preconceito e xenofobia”.

O Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) publicou ontem (11) nota repudiando veementemente as recentes manifestações preconceituosas contra nordestinos, após o resultado do primeiro turno das eleições para Presidência da República. O Condege entende que “esta infeliz postura, que veio em seguida ao maior processo democrático da nação, reflete em uma inaceitável prática de preconceito e xenofobia”.

“O Brasil contém em sua diversidade e pluralidade sua maior riqueza. E o Nordeste retrata uma especial história, com destaque científico, cultural e político a contribuir de forma singular para uma identidade nacional e para a formação de uma nação respeitosa e tolerante”, diz o texto.

A entidade disse que, no regime democrático de direito em que estamos inseridos, sempre é salutar o incentivo ao debate de ideias, de projetos, e merece repreensão todo discurso de ódio e preconceito.

“A Defensoria Pública, conforme o Art. 134 da Constituição Federal, materializa-se como expressão e instrumento do regime democrático de direito, e estará sempre atenta à promoção dos direitos humanos, inclusive o combate ao racismo, à intolerância e à discriminação em qualquer nível”, diz o Condege.

Na última terça-feira (09), todas as seccionais da OAB no Nordeste também se posicionaram sobre o caso.

“O delicado momento vivido por nossa jovem democracia exige de todos o empenho por manter a união do povo brasileiro em toda a sua diversidade, não apenas de raça, sexo e cor, mas também de origem. Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de racismo e de discriminação”, escreveram os presidentes das seccionais da OAB no Nordeste.

Mais conteúdo sobre:

Defensoria Pública da União

Facebook
Veja também