Viagora

Contas de energia devem continuar com bandeira amarela em janeiro

Devido ao baixo nível de armazenamento nos reservatórios, as contas de energia devem continuar com o valor adicional de R$ 1,34 para cada 100 kwh consumidos.

Nessa sexta-feira (27), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que as contas de luz continuarão a ser cobradas com o custo da bandeira amarela, com o adicional de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora (kwh) consumidos.

Normalmente no mês de janeiro, a bandeira verde costuma entrar em vigor, já que nessa época o nível dos reservatórios aumenta devido ao período chuvoso. Porém, de acordo com Aneel, a bandeira amarela, que estava em uso desde o início de dezembro deve permanecer.

Em nota, a agência informou que a medida é resultado do baixo nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo baixo volume de chuvas.

“A previsão hidrológica para janeiro aponta para a elevação gradativa dos principais reservatórios, mas em patamares abaixo da média histórica. Essa condição intermediária repercute na capacidade de produção das hidrelétricas, mas ainda demandando acionamento de parte do parque termelétrico, com impactos diretos na formação do preço de energia (PLD) e nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)”, informou a Aneel em nota.

Desde de 2015 está em vigor o sistema de bandeiras tarifárias, que tem como objetivo sinalizar ao consumidor o custo da energia gerada. O sistema utiliza as bandeiras nas cores verde, vermelha e amarela para indicar se a energia custará mais ou menos.

Facebook
Veja também