Viagora

Agências bancárias reduzem atendimento devido ao coronavírus

De acordo com a Febraban, a recomendação do Banco Central é que as agências funcionem em horários alternados de atendimento.

A Federação Brasileira de Brancos (Febraban) emitiu uma nota na qual informa que algumas agências bancárias irão fechar temporariamente e outras irão funcionar em período de tempo limitado devido à pandemia da Covid-19 a partir desta terça-feira (24).

De acordo com a Febraban, as atividades bancárias são serviços essenciais e não estão inclusas em decretos assinados pelos governos de alguns estados para suspender as atividades comerciais. A recomendação do Banco Central é que as agências funcionem em horários alternados de atendimento.

"Os clientes serão informados adequadamente pelos canais de comunicação de cada banco. O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais", afirma a nota.

Ainda nesta terça-feira (24), o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, se reuniu com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), braço sindical da Febraban, para cobrar que o atendimento ao público fosse limitado a serviços essenciais e houvesse redução de funcionários nas agências.

As atividades como compensação bancária, redes de cartões de débito e crédito e autoatendimento, realizadas em agências bancárias, são consideradas essenciais.

Segundo a presidente do sindicato, Ivone Silva, as pessoas ainda não se conscientizaram que o momento é de ficar em casa, e diante disso, foi cobrado que o atendimento bancário fosse limitado apenas aos serviços extremamente necessários, com contingenciamento de pessoas nas unidades.

A Febraban ressalta que o cliente pode acessar sua conta-corrente ou poupança por meio de aplicativos de celular do seu banco e pelo Internet Banking, com segurança, para fazer pagamento de contas e transferências financeiras, consultar saldos e extratos, agendar pagamentos e contratar de serviços e empréstimos.

Caixa Econômica

A Caixa Econômica também informou que irá reduzir o atendimento nas agências, e que será restrito apenas para casos em que não é possível operar pelo telefone. De acordo com a Caixa, as agências irão funcionar das 10h às 14h.

Ainda segundo a Caixa, as agência irão abrir em horário especial para clientes acima de 60 anos, nesse caso, com abertura pontualmente às 9h para atendimento exclusivo.

Facebook
Veja também