Viagora

Anvisa aprova 3º produto de terapia avançada para tratar câncer

Segundo a Anvisa, os medicamentos de terapia avançada têm a promessa de atender demandas terapêuticas de qualidade de vida em doenças raras e sem alternativas terapêuticas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou o terceiro produto de terapia gênica para tratamento de câncer, para tratar de paciente com linfoma de grandes células recidivado ou refratário.

De acordo com a Anvisa, O medicamento aprovado foi Yescarta® (axicabtagene ciloleucel), fabricado pela Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil. O órgão informa que o as células geneticamente modificadas, tem demostrado um perfil de segurança no tratamento para linfomas graves. “O produto aprovado é composto por células T autólogas com receptor de antígeno quimérico (CAR), projetadas para eliminar células tumorais que expressam CD19”, disse.

Ainda de acordo com a Anvisa, os produtos de terapia avançada são de categoria avançada tido como inovadores, que compreende terapia celular avançada, engenharia tecidual e terapia gênica, todos desenvolvidos a partir de biotecnologia avançada, utilizando células e genes humanos.

Segundo a Anvisa, os medicamentos de terapia avançada têm a promessa de atender demandas terapêuticas de qualidade de vida em doenças raras e sem alternativas terapêuticas.

Ainda segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, uma das principais preocupações de segurança envolvendo o produto é a síndrome de liberação de citocinas (SRC), uma resposta sistêmica à ativação e à proliferação de células CAR-T, onde podem apresentar sintomas semelhantes a gripe, de infecções, de encefalopatia e febre alta.

com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Anvisa

Brasil

Facebook
Veja também