Viagora

Desemprego reduziu para 8,7% no terceiro trimestre, aponta IBGE

De acordo com a PNAD, essa é a menor taxa desde o trimestre que foi fechado em junho do ano de 2015, quando o desemprego atingiu 8,4%.

Nesta quinta-feira (27), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) que apontaram uma redução de 0,6 ponto percentual na taxa de desemprego no trimestre móvel de julho a setembro de 2022, ficando em 8,7% no período.

De acordo com o IBGE, entre os meses de abril a junho, o percentual chegou a 9,3%, e em relação ao mesmo período do ano passado, quando o desemprego estava em 12,6%, a queda é de 3,9 pontos percentuais.

Conforme o Instituto, essa é a menor taxa desde o trimestre que foi fechado em junho do ano de 2015, quando o desemprego atingiu 8,4%. Os dados mostram que há um total de 9,5 milhões de pessoas desocupadas, com queda de 6,2% no trimestre e 29,7% no ano.

O IBGE destacou ainda que a população ocupada somou 99,3 milhões de pessoas, com alta trimestral de 1% ou mais de um milhão de pessoas. A alta é de 6,8% ou mais de 6,3 milhões na comparação atual.

Subutilização

Segundo os dados da PNAD, o nível da ocupação chegou a 57,2% e taxa de subutilização foi de 20,1%, sendo a menor desde março de 2016. A contingente subutilizado somou 23,4 milhões de pessoas e o subocupado por insuficiência de horas trabalhadas estava em 6,2 milhões no trimestre em setembro, o menor desde junho de 2017. Já os desalentados permaneceram com estabilidade em 4,3 milhões de pessoas em relação ao trimestre anterior e reduziram 17,2% na comparação anual.

O IBGE disse ainda que O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado subiu 1,3% no trimestre, para 36,3 milhões de pessoas, e o número de cidadãos que atuam sem a carteira assinada chegou aos 13,2 milhões. Já os trabalhadores por conta própria registraram 25,7 milhões de pessoas.

Rendimento

A PNAD também destacou que o rendimento habitual apresentou crescimento de 3,7% na comparação trimestral, somando R 266,7 bilhões na massa de rendimento.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também