Viagora

IBGE aponta queda de 0,7% na produção industrial em setembro

Conforme o IBGE, a pesquisa mostrou que 21 dos 26 ramos industriais pesquisados apresentaram queda.

Nesta terça-feira (1), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) que aponta queda, pelo segundo mês consecutivo, na produção industrial. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 0,4%, mas no acumulado do ano o recuo é de 1,1% e nos 12 meses de 2,3%. 

Conforme o IBGE, a pesquisa mostrou que 21 dos 26 ramos industriais pesquisados apresentaram queda. Segundo o instituto, com esses números, o setor está 2,4% abaixo do patamar pré-pandemia em fevereiro de 2020 e 18,7% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Segundo o Instituto, entre as atividades, a maior influência negativa ocorreu na indústria de produtos alimentícios (2,9%), seguida por metalurgia (7,6%) e coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (2,6%). Houve recuos também em bebidas (4,6%) e produtos de madeira (8,8%).

De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, é possível dizer que há uma redução no ritmo da produção industrial. “Isso fica bem evidenciado não apenas nesses 2 meses de queda em sequência, mas também na maior frequência de taxas negativas nos últimos 4 meses, com três variações negativas. Com esses últimos resultados e um perfil bem disseminado de recuo na produção em setembro de 2022, entendemos que houve perda no ritmo da produção nos últimos meses”, destacou.

Ainda segundo pesquisador, produtos alimentícios tiveram 2 meses consecutivos com queda na produção, somando recuo de 6,1%. Nos 3 meses anteriores aos dois recuos, a atividade registrou avanço de 6,7% de forma acumulada. “Produtos derivados de soja, açúcar e carnes de aves são itens importantes no entendimento dessa queda no setor alimentício em setembro”, ressaltou.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também