Viagora

Auxílio: Caminhoneiros e taxistas recebem benefício neste sábado

De acordo com a Caixa Econômica Federal, os caminhoneiros que realizaram a autodeclaração até o dia 7 de novembro, vão receber a quinta e sexta parcela.

Neste sábado (19), os motoristas e caminheiros autônomos e de taxi de todo o Brasil, poderão receber a parcela do mês de novembro do “Auxílio Caminhoneiro e Taxistas”. Cada parcela equivale a R$ 1 mil. O pagamento foi antecipado, o mesmo estava previsto para o dia 26.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, os caminhoneiros que realizaram a autodeclaração até o dia 7 de novembro, vão receber a quinta e sexta parcela. Para os taxistas, coube os municípios enviar até o início de agosto, o cadastro dos permissionários ativos até o dia 31 de maio. O dinheiro será depositado nas contas poupanças sociais digitais e poderá ser movimentado por meio do aplicativo “Caixa Tem”, que permite a compra em lojas virtuais cadastradas, o pagamento de contas domésticas e a transferência para qualquer conta bancária.

O Auxilio Caminhoneiro e Taxistas, foram criados pela emenda constitucional que fez o estado de emergência pela alta do preço dos combustíveis, e serão pagos até dezembro. A emenda subiu benefícios sociais e instituiu auxílios emergenciais até o final do ano, informou a agência.

Autodeclaração

Conforme o Governo Federal, para o Auxílio Taxistas, o cadastro dos profissionais autônomos é dirigido unicamente aos municípios que enviam os dados ao Ministério do Trabalho e Previdência. Bastava o permissionário estar com o cadastro regularizado na prefeitura até o dia 31 de maio. Já no Auxílio Caminhoneiro foi preparado um portal para o motorista pedir o benefício. Desde do dia 15 de agosto deste ano, os transportadores autônomos de carga (TAC) podem fazer a Autodeclaração do Termo de Registro para receber p Bem Caminhoneiros – TAC.

O Ministério do Trabalho e Previdência antecipou o prazo de entrega da autodeclaração, por conta da antecipação do benefício. A autodeclaração pode ser feita pelo Portal Emprega Brasil ou pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.

Quem tem direito

Ainda de acordo com a Caixa, terão direito os transportadores de carga autônomos cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de cargas (RNTR-C) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)m até 31 de maio deste ano. Os profissionais deverão estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF válidos, entre outras exigências pedidas para o benefício.

Auxílio Taxista

A Caixa divulgou que para os motoristas de táxi terem direito ao benefício, precisam estar registrados nas prefeituras, titulares de concessões ou alvarás expedido até 31 de maio. Não é necessária qualquer ação por parte dos taxistas. O motorista que tiver dúvidas, basta entrar em contato com a prefeitura para verificar o cadastro municipal. A prestação das informações caberá inteiramente às prefeituras ou ao Governo do Distrito Federal.  

Com informações Agência Brasil 

Facebook
Veja também