Viagora

Candidatos têm até sexta-feira para pedir isenção de taxa do Enem

Os estudantes que foram isentos da taxa em 2021 e por algum motivo faltaram, podem pedir a isenção este ano novamente, é necessário que enviem documentos que justifiquem a falta

Encerra dia 15 de abril, na sexta-feira, às 23h59 o prazo de solicitação para a isenção da taxa de inscrição para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022. Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante do site INEP.

Pelas regras do ENEM tem direito isenção os candidatos que estão no último ano do ensino médio em escolas públicas; cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou foram bolsistas integrais em escolas privadas; que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem de baixa renda, estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Os documentos exigidos para o processo são; Registro Geral (RG) do participante e dos membros da sua família; cópia do CadÚnico com o NIS válido; declaração que comprove ter cursado o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio com assinatura e carimbo da escola. Para o participante bolsista é necessário também uma declaração da escola atestando que o estudante cursou todo o ensino médio com bolsa integral.

Os estudantes que foram isentos da taxa em 2021 e por algum motivo faltaram, podem pedir a isenção este ano novamente, para isso é necessário que enviem documentos que justifiquem sua falta, como atestados médicos e boletins de ocorrência. Os documentos deverão ser enviados nos formatos PDF, PNG ou JPG, com no máximo de 2 MB.

O resultado das isenções será divulgado no dia 22 de abril. Aqueles que tiverem seu pedido negados, tem entre 25 e 29 de Abril para recorrer, o resultado será divulgado dia 6 de Maio. Além da inscrição para a isenção da taxa, ela sendo aprovada ou não,  aquele participante que deseja fazer o ENEM, deve se inscrever para o exame.

Por Amanda Santiliana

com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também