Viagora

Governo Federal anuncia fim da emergência sanitária por covid no país

O Ministro da Saúde justificou que o anúncio se deve a cobertura vacinal de 73% dos brasileiros e 71 milhões de pessoas vacinadas com dose de reforço

Nesse domingo (17), o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, anunciou em redes de TV e rádio o fim da emergência sanitária no Brasil. Durante a transmissão, Queiroga falou sobre as estatísticas de vacinação, e justificou que o anúncio se deve a cobertura vacinal de 73% dos brasileiros, além de ter cerca de 71 milhões de pessoas que receberam o reforço da vacina contra a covid-19.

Em sua fala o ministro Marcelo Queiroga ressaltou que a capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), foi essencial para que o fim da emergência sanitária chegasse, também foi dito que nos próximos dias será editado um ato normativo sobre a decisão. O ministro também relembrou que chegou ao fim a emergência sanitária, mas o vírus continua. “Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal.”, reforçou.

Outro ponto destacado pelo ministro foi os investimentos realizados nas áreas da saúde durante o período pandêmico. “O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, fortaleceu o SUS, com a expansão da capacidade de vigilância, ampliação na atenção primária e especializada à saúde. Foram mais de R$ 100 bilhões destinados exclusivamente para o combate à pandemia, além dos mais de R$ 492 bilhões para o financiamento regular da saúde desde 2020”, destacou Queiroga.

por Amanda Santiliana 

com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também