Viagora

PIB cresceu 0,3% no mês de abril no país, aponta Ibre-FGV

Segundo a pesquisa, em comparação interanual, a economia cresceu 3,6% em abril e 2,8% no trimestre móvel terminado em abril.

Nesta terça-feira (21), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), divulgou o monitor do PIB-FGV onde aponta crescimento de 0,3% na atividade econômica em abril na comparação com o mês anterior, considerando-se dados com ajuste sazonal.

Segundo a pesquisa, em comparação interanual, a economia cresceu 3,6% em abril e 2,8% no trimestre móvel terminado em abril. Em termos monetários, estima-se que o acumulado do PIB até abril, em valores correntes, foi de R$ 2,98 trilhões.

A Coordenadora de Pesquisa, Juliana Trece, apontou o crescimento de 0,3% do PIB em abril em comparação a março. 

Conforme o IBGE, consumo das famílias cresceu 4,8% no trimestre móvel findo em abril em comparação ao mesmo período do ano passado. O consumo de serviços (7,5%), de bens não duráveis (2,1%) e de bens semiduráveis (13,3%) foram os responsáveis por esse crescimento. O consumo das famílias cresceu 4,8% no trimestre móvel findo em abril em comparação ao mesmo período do ano passado. O consumo de serviços (7,5%), de bens não duráveis (2,1%) e de bens semiduráveis (13,3%) foram os responsáveis por esse crescimento. 

O Ipea, a exportação de bens e serviços apresentou crescimento de 1,5% no trimestre móvel findo em abril em comparação ao mesmo período do ano passado. A exportação de bens intermediários, de bens de consumo e de produtos agropecuários reduziu muito sua contribuição nas exportações, o que explica o menor crescimento das exportações de bens. Já na importação, bens e serviços apresentou retração de 8,2% no trimestre móvel findo em abril em comparação ao mesmo período do ano passado. Essa queda foi influenciada principalmente pelo desempenho negativo na importação de bens intermediários (14,5%).

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Facebook
Indicado para você
Veja também