Viagora

Atualização de cadastro do Auxílio Caminhoneiro começa nesta segunda

De acordo com o Ministério do Trabalho, os profissionais que realizarem a autodeclaração até o dia 29 de agosto, receberá as duas primeiras parcelas do benefício no dia 6 de setembro.

Nesta segunda-feira (15), iniciou o prazo para a realização da Autodeclaração do Termo de Registro para caminhoneiros interessados em receber o Benefício Caminhoneiro-TAC.

De acordo com o Ministério do Trabalho e da Previdência, os transportadores autônomos de carga (TAC), que realizarem a autodeclaração até o dia 29 de agosto, receberá as duas primeiras parcelas do benefício no dia 6 de setembro.

Ainda de acordo com o Ministério do Trabalho, aqueles que efetuarem da autodeclaração após o dia 29 de agosto, só receberão a partir do mês que declarar o documento, portanto, não será realizado o pagamento retroativo.

Segundo o ministério, para receber o benefício o caminhoneiro deve estar regularmente cadastrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e está ativo na área, mas que não há registro de operação de transporte rodoviário em 2022.

Ainda segundo o ministério, as primeiras parcelas serão pagas aos transportadores de carga que possuem o RNTR-C vigente em 31 de maio de 2022, e estavam ativos em 27 de julho desse ano.

Conforme o Ministério do Trabalho, os caminhoneiros que se enquadram nos requisitos, estão com uma notificação nos sistemas do órgão, e poderão utilizar os canais da pasta para realizar a autodeclaração. O acesso pode ser efetuado pelo Portal Emprega Brasil ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também