Viagora

Anvisa aprova vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos

De acordo com a Anvisa, a decisão de incorporar o imunizante nas campanhas de vacinação para as faixas etárias autorizadas é do Ministério da Saúde.

Nessa sexta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou o uso da Pfizer para vacinar crianças de 6 meses a 4 anos de idade contra covid-19.

De acordo com a Anvisa, a decisão de incorporar o imunizante nas campanhas de vacinação para as faixas etárias autorizadas é do Ministério da Saúde. O órgão informa também que a avalição para liberação iniciou em 1° de agosto.

Ainda de acordo com a Anvisa, a decisão foi tomada pela área técnica, após uma análise criteriosa da área técnica com a rapidez solicitada. O órgão informou também que para a liberação a agência recebeu consulta e acompanhamento de um grupo de especialistas de sociedades médicas, com acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório.

Segundo a Anvisa, a participação dos profissionais foi adotada para que a aprovação da vacina fosse mais dentro de critérios mais rigorosos. “O olhar de especialistas externos foi um cuidado adicional adotado pela Anvisa para que o uso da vacina por crianças fosse aprovado dentro dos mais rigorosos critérios, considerando, para isso, o conhecimento de profissionais médicos que atuam no dia a dia com crianças e imunização”, disse.

Ainda segundo a agência, tiveram participação dos especialistas da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), além da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Facebook
Veja também