Viagora

Programa de aceleração para startups nordestinas inscreve até o dia 12

Através de edital, 60 startups serão contempladas, sendo 30 em estágio de ideação, onde o foco está no desenvolvimento e ajustes de produto

Estão abertas até o próximo dia 12 as inscrições para o “Acelera Hub”, programa de aceleração realizado pelo Hub Salvador em parceria com a Darwin Startups e apoio do Banco do Nordeste, com o objetivo de proporcionar imersão e fomento à inovação para startups da região Nordeste e dos municípios do norte do Espírito Santo e do norte de Minas Gerais, fortalecendo a diversidade da economia regional.

"O Brasil é um país diverso, que possui vários ecossistemas de startups. Por isso, nossa missão é estar presente nessas regiões, encontrar as pessoas empreendedoras mais promissoras e conectá-las à nossa rede, para que seus negócios sejam impactados e acelerados. Vamos, junto ao Hub Salvador, fazer todo o processo de capacitação, conexões e matchmakings. Essa união foi estratégica, porque o Hub Salvador é um dos players mais relevantes da região e a Darwin tem experiência e resultados em atuações com startups do Norte e Nordeste do Brasil”, explica João Marinelli, Diretor de Growth da Darwin Startups, que desde 2019 tem atuado em regiões fora de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Através de edital, 60 startups serão contempladas, sendo 30 em estágio de ideação, onde o foco está no desenvolvimento e ajustes de produto, e 30 no estágio de tração, onde o objetivo é definir e implementar a estratégia de mercado e tracionar vendas. O conteúdo programático do programa envolve atividades em formatos de workshops, eventos de conexão, acompanhamento das startups, consultorias técnicas e avaliações.

“Todo o processo de capacitação permitirá às startups a qualificação técnica e gerencial dos fundadores e suas equipes, teste e tração dos seus produtos nos respectivos mercados, a melhoria dos canais de comunicação, marketing e vendas, o amadurecimento do modelo de negócio e a definição de métricas para acompanhamento e desenvolvimento do negócio. Vamos olhar para essas startups com atenção especial. Queremos que saiam do Acelera Hub várias rodadas de investimento!”, afirma Gustavo Menezes, CEO do Hub Salvador.

O projeto durará 36 meses e será dividido em 2 fases: a primeira, de aceleração, acontecerá nos primeiros 12 meses, em formato híbrido (presencial e virtual), e os encontros presenciais acontecerão em 3 capitais do Nordeste: Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).

“Ao apoiar iniciativas como essa, bem estruturadas a longo prazo, estamos contribuindo diretamente para que possamos dar um salto no ecossistema regional, tornando-o mais maduro e referência em inovação. Dessa forma, as startups estarão mais preparadas para captar investimentos, ter acesso às linhas de crédito e para lidar com instituições financeiras”, destaca Gabriel Salgado, Gerente Executivo no Hub de Inovação Banco do Nordeste.

Ao final da etapa de aceleração, será oferecida uma premiação de R$300.000,00 a ser compartilhada entre as 3 melhores startups de cada módulo, selecionadas por uma banca avaliadora. Além disso, será criado um Comitê de Investimento, composto por investidores parceiros do Hub Salvador, que poderão avaliar as 60 startups e investir, individualmente ou em grupo, de acordo com seus critérios. Já a segunda fase, de acompanhamento de performance, acontecerá nos 24 meses subsequentes à primeira etapa.

Mais conteúdo sobre:

Banco do Nordeste

Facebook
Veja também