Viagora

Bancos deixarão de fazer transferências via DOC até fevereiro de 2024

A decisão atinge os bancos atrelados à Federação Brasileira de Bancos, em até 29 de fevereiro de 2024

Até 29 de fevereiro de 2024, os bancos que são atrelados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não realizarão transferências por meio de Documento de Ordem de Crédito (DOC). A resolução atinge as pessoas físicas e jurídicas.

Segundo a Febraban, não será permitido também, a Transferência Especial de Crédito (TEC), usado por empresas no pagamento de benefícios aos seus empregados. Hoje, somente pode ser enviado nesse formato e via DOC, R$ 4.999,99.

O prazo de encerramento dos serviços é até às 22h do dia 15 de janeiro do ano que vem. Já o agendamento para envio do DOC ou TEC, é em 29 de fevereiro de 2024.  De acordo com a Federação, o fim das funções é devido a baixa utilização pelos clientes, desde a criação do Pix.

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, ressalta que o Pix, é um serviço gratuito e instantâneo, por isso mais fácil e com menores taxas aos clientes. Uma pesquisa feita pela Federação, mostra que o serviço é o favorito dos brasileiros, com 24 bilhões de operações. Tranferências via DOC e TEC configuram somente 59 milhões e 1,01 bilhões respectivamente.

Com informações do G1

Facebook
Veja também