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Alta nos preços leva brasileiros a reduzir consumo de proteínas

A Kantar aponta que a inflação foi responsável pela queda de 9% das carnes, no primeiro trimestre de 2023

O preço elevado da carne tem provocado uma redução no consumo de proteínas pelos brasileiros. É o que revela um estudo da plataforma Kantar, realizada com 3800 pessoas, no primeiro trimestre de 2023, apontando que a única exceção é a carne suína.

Segundo o levantamento, o consumo de proteínas teve uma queda de 9%. A diretora do Painel de Uso da Kantar, Aurelia Vicente, informou que a compra da carne bovina caiu com mais intensidade, pois a alta na inflação desde o ano passado tem impulsionado o cenário.

A pesquisa pontua que em 2023 a carne bovina é 39% consumida, diferente dos 43,1% apresentados no primeiro trimestre de 2021. No ano passado, durante o mesmo período, esse percentual era de 40,5%.

De acordo com a Kantar, a compra da carne de porco aumentou para 9,1% entre janeiro e março deste ano. Já em 2021, o valor era de 4,6% e em 2022, 7,6%.

Mesmo com a alta na inflação, os brasileiros não estão optando por outras proteínas mais acessíveis. Aurelia Vicente explica que este ano a linguiça teve uma queda de 15,4% para 14,9% e a salsicha de 4,8% para 3,8%. Por outro lado, as aves possuem maior participação: foram de 25,9% para 28,6% em 2023.

No estudo, peixes e frutos do mar estão estáveis em 2023. No primeiro trimestre de 2022, apresentavam 4,3%, mesmo após diminuição em relação à 2021. Para driblar a alta nas carnes, Aurelia Vicente esclareceu que os brasileiros estão optando pela compra do frango, que ganha espaço na mesa dos consumidores como a proteína principal.

A diretora afirmou ainda que cenário irá se perpetuar até acontecer uma mudança nos preços das carnes. Conforme a gestora, o valor dos produtos agrícolas e de minerais comercializados fora do país, como o arroz e feijão, também impulsionarão o comportamento dos brasileiros durante os próximos tempos.

Com informações da Agência Brasil

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