Viagora

Vendas do comércio varejista variam 0,1% em abril, aponta IBGE

De acordo com o Instituto, a relativa estabilidade no setor é consequência das boas vendas durante a Páscoa

Nesta quarta-feira (14), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que este ano, o comércio varejista do país sofreu uma variação de 0,1% no mês de abril, se comparado a março. O resultado consta na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

Segundo o Instituto, as vendas tiveram uma alta de 3,8% em janeiro, 0,8% em março e uma estabilidade no mês de fevereiro. Em abril, o setor teve 0,3% de alta na média do trimestre e de 0,5% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Na pesquisa, das oito atividades analisadas, três tiveram um crescimento: supermercado, alimentos, bebidas e fumo (3,2%); livros, jornais, revistas e papelaria (1%), além de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%).

O IBGE explica que a variação de 0,1% em abril é consequência das boas vendas durante a Páscoa. Em meio as atividades em alta, cinco apresentaram queda. São elas:  equipamentos, material de escritório, informática e comunicação (7,2%); tecido, vestuário e calçados (3,7%); combustíveis e lubrificantes (1,9%); artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%), além de móveis e eletrodomésticos (0,5%).

De acordo com o pesquisador do Instituto, Cristiano Santos, o resultado negativo é influência da variação de quase 10% do crédito à pessoa física, da queda de 0,7% da massa de rendimento real além da baixa no número de pessoas empregadas.

Já os aumentos são explicados pelo pesquisador pela queda na inflação durante a passagem de março para abril, de 4,65% à 4,18%. A redução foi vista principalmente no setor de alimentação em domicílio.

Varejo Ampliado

Conforme o IBGE, o varejo ampliado apresentou queda de 1,6% no volume de vendas, após redução de 5,9% no comércio de carros, motocicletas e peças, além de 0,8% nos materiais de construção.

No levantamento, o varejo manteve-se estável em 12 meses, mas na média móvel trimestral teve alta de 1,3%, se comparado a abril do ano passado, e apresentou crescimento de 3,3% no acumulado do ano.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Vendas

Facebook
Veja também