Viagora

Lista de espera do Fies fica disponível para consulta até terça-feira

A divulgação dos nomes incluídos na lista abre o prazo de três dias para que o pré-selecionado faça a contratação do financiamento.

Nesta segunda-feira (28), o Ministério da Educação (MEC divulgou que está com a chamada aberta até às 23h59 de hoje, para os candidatos aprovados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) contratarem o financiamento para o segundo semestre de 2023. A divulgação dos nomes incluídos na lista abre o prazo de três dias para que o pré-selecionado faça a contratação do financiamento.

De acordo com o MEC, os pré-candidatos nessa etapa são os que não foram classificados no número de vagas do curso de preferência na chamada única do Fies e passaram a integrar a lista de espera. Eles são chamados segundo a classificação prevista no edital, quando uma vaga é aberta no sistema, e têm o nome divulgado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A pasta destaca que após a divulgação do nome na lisa, o candidato precisa completar sua inscrição para contratação do financiamento no próprio sistema na internet. Se o prazo de três dias úteis não for cumprido, a inscrição do candidato vence e a vaga é disponibilizada ao próximo classificado na lista de espera.

Para se candidatar o estudante inscrito em cursos pagos, de instituições de ensino superior que tenham aderido ao programa e sejam avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O aluno também deve ter participado de Exame Nacional do Ensino Superior (Enem) e obtidas notas médias igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

O Mec explica que os juros e prazos aplicados obedecem uma escala que varia conforme a renda familiar do estudante.

Com informações Agência Brasil.

Facebook
Veja também