Viagora

Pagamento do abono PIS/Pasep 2025 começa nesta segunda-feira

Os trabalhadores recebem conforme o mês de nascimento e os pagamentos seguirão até o dia 15 de agosto.

Nesta segunda-feira (17), a Caixa Econômica Federal inicia o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) 2025, referente ao ano-base 2023. O benefício será liberado de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, seguindo até agosto.

Segundo o calendário divulgado, os primeiros a receber são os nascidos em janeiro, enquanto os últimos, de novembro e dezembro terão acesso ao valor a partir de 15 de agosto. Ao todo, 25,8 milhões de trabalhadores terão direito ao benefício, sendo 22 milhões da iniciativa privada, pagos pela Caixa, e 3,8 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares, pagos pelo Banco do Brasil.

Para receber o abono, é necessário estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter trabalhado de carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023, recebido até dois salários mínimos mensais e ter os dados corretamente informados pelo empregador.

De acordo com a Caixa Econômica, o valor varia conforme o tempo de trabalho no ano-base. Quem trabalhou os 12 meses receberá um salário mínimo, que é de R$ 1.518,00, enquanto quem trabalhou menos tempo receberá um valor proporcional, sendo R$ 126,50 por mês.

Os trabalhadores da iniciativa privada com conta na Caixa terão o depósito automático. Quem não tem conta poderá sacar pelo Caixa Tem, terminais de autoatendimento, lotéricas e agências da Caixa. Já os servidores públicos correntistas do Banco do Brasil receberão o crédito na conta, enquanto os demais podem transferir ou sacar diretamente na agência com um documento de identidade.

A Caixa Econômica Federal informou também que o saque começará nas datas de liberação dos lotes e acabará em 29 de dezembro de 2025.

Com informações de Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

PIS/Pasep

Facebook
Veja também