Viagora

Atleta piauiense representará Brasil nas Olimpíadas em Tóquio

O atleta de revezamento piauiense, João Henrique Falcão da cidade de Teresina, irá representar o Brasil nos Jogos Olímpicos.

O atleta de revezamento piauiense João Henrique Falcão, da cidade de Teresina, irá representar o Brasil nos Jogos Olímpicos que ocorrem no Japão.

O estudante de 22 anos que cursa o 8º período de Educação Física na Faculdade UNINASSAU, campus Redenção na capital do Piauí, explica que a notícia de que ele representaria o país nas Olimpíadas foi muito rápida depois que participou de uma competição de atletismo no ano de 2020 e surgiu a oportunidade de participar dos jogos oplímpicos.

  • Foto: Wagner Carmo/CBAtJoão Henrique Falcão, atleta piauiense.João Henrique Falcão, atleta piauiense.

“Essa oportunidade veio muito rápido. No ano passado, eu participei do XXXIX Troféu Brasil de Atletismo, uma competição que identifica a máxima performance dos atletas para seleção de esportistas em eventos internacionais. Nessa oportunidade, fiz uma marca que me levou para os Jogos Olímpicos. Mas, precisei aguardar um dos atletas principais optar por uma prova principal, que é individual. E o atleta subsequente assumiu, que sou eu”, explicou João Falcão.

João Henrique Falcão nasceu em Teresina, mas mora na cidade vizinha de Timon (MA). O atleta sempre brincou de corrida na infância e, mesmo sem ter experiência anterior com esportes de alta resistência, já garantiu medalha de ouro no revezamento 4x400m no Campeonato Sul-Americano de atletismo, que aconteceu em junho, na cidade de Guaiaquil no Equador.  

  • Foto: Wagner Carmo/CBAtJoão já garantiu medalha de ouro no revezamento 4x400m no Campeonato Sul-Americano de atletismo.João já garantiu medalha de ouro no revezamento 4x400m no Campeonato Sul-Americano de atletismo.

Anteriormente, o medalhista também integrou o 4x400m do Brasil no Mundial de Revezamentos, na Polônia. O atleta segue com a equipe para Tóquio nesta sexta-feira (16). João Henrique já está há cinco anos praticando o esporte.

Os coordenadores e professores do curso de graduação do atleta celebram o grande passo do aluno e evidenciam que João é aplicado, razão pelas grandes conquistas.

Segundo o coordenador do curso de Educação Física da Faculdade, Samuel Guerra, João Henrique é um ótimo aluno e que apesar do calendário de competição, nunca deixou de fazer as atividades acadêmicas e tirar boas notas.

“Um aluno excelente! Apesar do calendário de competição, nunca deixou de fazer as atividades e tem boas notas. Tanto a coordenação quanto os professores só têm elogios. Ele está de parabéns! Estuda, cumpre com as normas da instituição, consegue treinar e conquista resultados. É um exemplo de disciplina”, afirmou.

Conforme a direção da Faculdade UNINASSAU Redenção, a instituição investe no custeio e valores necessários para a participação dos alunos bolsistas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s).

A diretora da Instituição, Lílian Guimarães, também comemora a conquista e credita o êxito ao comprometimento do aluno em várias vertentes.

“É uma imensa honra poder apoiar e vibrar junto com o João Henrique. É um rapaz muito esforçado e que agora está colhendo tudo pelo que lutou. Estamos radiantes e desejosos que esse momento seja o primeiro de muitos. E que seja também uma inspiração pra todos”, disse. 

As provas acontecem no Estádio Olímpico de Tóquio, nos dias 30 e 31 de julho. A equipe brasileira é formada pelos atletas Tiffani Marinho, Geisa Coutinho, Tabata Vitorino, Anderson Henriques e João Henrique Falcão. 

Facebook
Veja também