Viagora

CAIXA e Seplan irão esclarecer operações de crédito na Alepi

O objetivo é esclarecer a autenticidade da relação das obras do Governo do estado.

  • Foto: DivulgaçãoSuperintendente da Caixa, Elizomar Guimarães.Superintendente da Caixa, Elizomar Guimarães.

O superintendente da Caixa Econômica Federal no Piauí, Elizomar Guimarães, vai participar de reunião da CCJ da Assembleia Legislativa do Piauí para esclarecer a autenticidade da relação das obras do Governo do estado que foi entregue à comissão por deputados da oposição e o cronograma das liberações da operação de crédito do Governo com a Caixa.

A solicitação da presença do superintendente foi feita pelos deputados Gustavo Neiva (PSB), Rubem Martins (PSB), Robert Rios (PDT) e Juliana Moraes Sousa (PMDB). O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira (22).

O deputado João de Deus (PT), sugeriu que também fosse convidado o coordenador das operações de crédito do Governo do Estado, Sérgio Miranda. A sugestão foi acatada pelos autores do requerimento e aprovada por unanimidade do Plenário.

“Quero dizer que eu não recebi nenhuma lista da Caixa Econômica. Aliás, essa Casa também não recebeu nenhuma lista oficialmente. Então eu acho que o deputado Gustavo tem todo o direito de fazer um cavalo de batalha por coisas pequenas. É muito mais importante trazer aqui o secretário do Governo e o superintendente para que nós possamos tirar todas as ficções da cabeça do deputado Gustavo”, disse o deputado Evaldo Gomes.

Evaldo Gomes afirmou que há um prazo para que haja a explicação sobre obras estaduais. “O Governo tem dois anos para executar as obras e prestar contas delas. E as contas de 2015 do Governo ainda estão sendo julgadas. E ele (Wellington Dias) vai prestar contas junto a Caixa e ao Tribunal de Contas”.

O deputado Cícero Magalhães (PT) também falou sobre esse tempo que o governo tem para prestar contas e deu exemplo do governo de Wilson Martins.

“Eu só queria lembrar que, em 2009, o ex e atual governador, Wellington Dias, mandou para essa Casa uma PL para fazer melhorias nas estradas do nosso asfalto. E desse projeto, cada deputado poderia indicar os trechos para que fossem asfaltados. E ficou acordado isso e o projeto foi aprovado assim. E depois o governador saiu e ficaram mais de R$ 200 milhões e esse recurso não foram implementados logo, porque o então governador, Wilson Martins, tinha um prazo para prestar contas, e o prazo é de dois anos, e esse é o mesmo que hoje o Governador Wellington Dias tem”, esclareceu.

Facebook
Veja também