Viagora

Candidatos trocam água por votos de moradores atingidos pela seca no interior do Piauí

Na zona rural, onde estão grande parte dos moradores do município, as pessoas estão sendo procuradas pelos cabos eleitorais que oferecem ajuda financeira em tro

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEstiagem que tem afetado o município de Coronel José Dias.(Imagem:Reprodução)Estiagem que tem afetado o município de Coronel José Dias.
A estiagem que tem afetado o município de Coronel José Dias (600 km de Teresina), deixando milhares de famílias em situação dramática para sobreviver, também está influenciando politicamente a disputa pela prefeitura local. Populares desesperados pela falta d’ água são disputados pelos políticos em busca de votos.

Denúncias afirmam que na zona rural onde estão grande parte dos moradores do município, as pessoas estão sendo procuradas pelos cabos eleitorais que oferecem ajuda financeira em troca do compromisso do voto nas próximas eleições. As transações acontecem diariamente com a oferta de serviços ou dinheiro vivo, o que vem inflacionado o comércio e criando um desequilíbrio na disputa eleitoral.

No interior carradas de água são oferecidas em pequenas quantidades pois obriga o eleitor a voltar e pedir novos favores. “Meu filho, para trazer a água eles utilizam vasilhames de mil litros que colocam em cima de camionetas D-20”, diz uma das moradoras com medo de ser identificada e sofrer represálias.

No povoado conhecido como Lages existe uma mansão recém construída que os moradores afirmam ser utilizada como um dos quartéis generais para a compra de votos no interior. O interessante é que a quase totalidade dos poços tubulares que existem na área estão sem funcionar ou funcionam precariamente. A denúncia é de que eles não voltam a funcionar para que os moradores dependam das camionetas dos políticos que trazem água.

Algumas semanas atrás o jornal Correio Braziliense, enviou seus repórteres ao interior do Piauí e ficou comprovada a troca de votos por carradas de água em várias cidades do semiárido.
Facebook
Veja também