Viagora

Certificação da vacinação contra aftosa termina domingo

A expectativa da Adapi é que mais uma vez o Piauí ultrapasse a cobertura de 90% do rebanho bovinho e bubalino do estado

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarCampanha de Vacinação Contra Febre Aftosa (Imagem:Reprodução)Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa
Os criadores de gado do Piauí só têm até o próximo domingo (15), para certificar a vacinação contra a febre aftosa. Com os dados certificados em mãos, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) deve enviar até o fim do mês de julho um relatório detalhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) referente à primeira etapa da campanha de imunização no Estado em 2012.

Embora o prazo para a certificação da vacinação do rebanho bovino e bubalino piauiense se estenda até domingo, o diretor-geral da Adapi, José Antônio Filho, alerta que os criadores de gado do Estado devem procurar os escritórios da Adapi até a sexta-feira (13). "É importante que os criadores certifiquem os dados até a sexta-feira, já que aos sábados e domingos os escritórios são fechados", assinala.

"Com os dados da certificação, vamos elaborar um relatório detalhado, que será enviado ao Ministério da Agricultura até o dia 30 de julho", conta José Antônio Filho.

A expectativa da Adapi é que mais uma vez o Piauí ultrapasse a cobertura de 90% do rebanho bovino e bubalino do Estado. "A expectativa de alcançar um bom índice é muito boa, porque isso já vem acontecendo no Piauí há um bom tempo", comenta José Antônio Filho.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2012 foi lançada no início de junho e se estendeu até o fim do mês passado. Na última campanha de imunização do gado piauiense, a Adapi chegou ao índice de 94,23% de cobertura vacinal. Atualmente, o Piauí possui cerca de 1,730 milhão de cabeças de gado e de 670 búfalos. O Piauí passou a realizar vacinações sistemáticas contra febre aftosa em 2004, e, a partir da criação da Adapi, em 2005, essas campanhas passaram a ser massivas.
Facebook
Veja também