Viagora

Ciro e Heráclito podem perder foro privilegiado após eleições

Os dois piauienses e outros 46 políticos investigados por envolvimento na Lava Jato estão na lista daqueles que podem perder o privilégio.

Um total de 48 políticos suspeitos de ter envolvimento no escândalo da Lava Jato, estão na lista dos nomes que podem ficar sem o foro privilegiado, caso não sejam reeleitos nas eleições que devem acontecer em outubro deste ano.

Entre os políticos citados estão o senador piauiense Ciro Nogueira (PP), o deputado federal Heráclito Fortes (PSB) e o atual o presidente da República Michel Temer (MDB-SP). A lista cita o nome de 34 deputados federais, dez senadores, três governadores e o presidente do país.

  • Foto: IlustraçãoCiro Nogueira, Heráclito Fortes e Michel Temer.Ciro Nogueira, Heráclito Fortes e Michel Temer.

Os processos dos políticos suspeitos tramitam por cortes superiores, devido ao direito adquirido por serem autoridades públicas. Caso os políticos citados percam o privilégio, poderão ser julgados em primeira instância por um juiz.

O senador piauiense e presidente do Progressistas Ciro Nogueira, teve o nome citado na Operação Lava Jato durante uma delação premiada em setembro do ano passado, feita pelos executivos do grupo J&F Joesley Batista e Ricardo Saud. O senador foi acusado de receber uma mala com R$ 500 mil via caixa dois da JBS, na campanha eleitoral de 2016.

De acordo com as investigações, outro político piauiense, o deputado federal Heráclito Fortes, identificado na operação pelo apelido de “Boca Mole”, também está envolvido no esquema de corrupção, e recebeu uma “ajudinha” durante as campanhas eleitorais de 2010.

Segundo o depoimento dos delatores Cláudio Melo Filho e José Carvalho Filho, Heráclito recebeu cerca de R$ 200 mil pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht.

Confira a lista completa.

Facebook
Veja também