Viagora

Construtora Dantec atrasa 13º salário de trabalhadores em Picos

A empresa é responsável pela obra de construção do Fórum de Picos e pode perder o contrato com o Tribunal de Justiça se não regularizar os pagamentos.

A Dantec Construtora, responsável pela construção do Fórum de Picos, ainda não pagou o 13º salário dos trabalhadores. O prazo legal para pagamento do benefício se encerrou no último dia 20.

O presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, informou que esteve na manhã desta terça-feira (26) visitando a obra e constatou a situação de inadimplência da empresa junto aos funcionários.

  • Foto: AscomObras do Fórum de Picos.Obras do Fórum de Picos.

Erivan esclarece que todas as medições feitas pela empresa foram pagas pelo Tribunal e que o TJ-PI tem dinheiro assegurado para a execução da construção.O presidente afirmou que a empresa será comunicada sobre os procedimentos que serão adotados caso o pagamento não seja efetuado até a próxima sexta-feira (29).

A Dantec pode ter a rescisão do contrato, receber multa, e se incluída no rol das empresas impedidas de contratar com o Poder Público.

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Picos (Sintricompi) emitiu nota dizendo que a informação sobre o não pagamento do benefício foi dada pela empresa nas véspera do feriado de natal e que isso é um “descaso com os direitos trabalhistas”.

Denúncia de retaliação

O sindicato está denunciando também o que seria uma retaliação da Dantec em relação aos trabalhadores denunciantes. Segundo o Sintricompi, a construtora emitiu aviso prévio aos 12 funcionários que protestaram devido ao atraso salarial de novembro, que teria sido pago somente depois do dia 15 deste mês, e teriam colocado cadeados impedindo a entradas de sindicalistas da obra. O sindicato afirma, ainda, que vai realizar denúncia ao Ministério Público do Trabalho.

Outro lado

O Viagoratentou falar com alguém da construtora ao longo da tarde dessa terça-feira (26), mas ninguém atendeu as nossas ligações.

Facebook
Veja também