Viagora

Dados da Funasa indicam que água da Adutora do Garrincho está contaminada

Samara Moura, coordenadora da 12ª Regional de Saúde, informou que essas análises são metas que cada município, que compõe a região de São Raimundo Nonato.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarTécnicos da Fundação Nacional de Saúde.(Imagem:Reprodução)Técnicos da Fundação Nacional de Saúde.
Técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em uma cooperação técnica com 12ª Regional de Saúde, estão em São Raimundo Nonato para analisar a qualidade da água que é consumida na região. Treze municípios foram notificados para trazerem amostras para o laboratório móvel da Funasa.

Segundo Antônio de Sá, coordenador do Programa Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano no Piauí, um levantamento em todo o estado comprovou que existe uma grande quantidade de bactérias perigosas para a saúde humana.

“Existe uma grande contaminação na água que vem da Adutora do Garrincho. Foram detectadas bactérias que causam nos seres humanos; Diarréia, Hepatite A e Verminose”, disse Antonio.

Antonio de Sá disse ainda, que uma maior ação tem que existir na cidade. Se for preciso, até mesmo uma audiência pública pode ser realizada para que os órgãos responsáveis, no caso a Agespisa, tenham mais seriedade.

A Promotora de Justiça, Flávia Castro, acompanhou todo o processo de análise da água consumida na região. De acordo com ela, é importante traçar estratégias e fiscalizar a água que chega na casa dos sanraimundendes.

“Nós não temos uma água de qualidade. A água que nós temos não é própria para o consumo humano, segundo os dados técnicos que recebi”, disse a promotora.

Samara Moura, coordenadora da 12ª Regional de Saúde, informou que essas análises são metas que cada município, que compõe a região de São Raimundo Nonato, tem a obrigação de fazer mensalmente realizando a coleta da água e avaliando a qualidade.
Facebook
Veja também