Viagora

Dia D de vacinação contra sarampo em Teresina será neste sábado

O objetivo é vacinar jovens e adultos entre 20 e 29 anos, grupo que apresenta o maior número de casos.

Neste sábado (30) será realizado em Teresina o Dia D da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, que se destina aos jovens e adultos entre 20 e 29 anos e terá 26 postos de vacinação espalhados pela cidade de 8h às 17h.

De acordo com diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, o objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacina com a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

“Pedimos aos jovens que verifiquem seus cartões e vejam as quantidades de doses de tríplice viral registradas, se tem uma ou duas doses da vacina. Se tem uma dose, precisa tomar a segunda. Se não tem nenhuma, precisa começar a fazer o esquema, com uma dose agora e a segunda daqui a um mês”, explica a diretora.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaFMS alerta para a vacinação de jovens contra o sarampoDia D de vacinação contra sarampo em Teresina será neste sábado (30)

A diretora chama atenção para uma pesquisa recente que aponta que a falta da vacina pode deixar a criança vulnerável também a várias outras doenças. Segundo estudo de instituições dos Estados Unidos, Holanda e Finlândia com pessoas não vacinadas que adquiriram sarampo, o vírus dizimou de 11% a 73% dos anticorpos dois meses depois da infecção.

"Ocorre o que os cientistas chamam de amnésia imune, em que o vírus apaga a memória imunológica que o corpo tinha contra doenças com as quais ele já tinha entrado em contato anteriormente, então você fica com um risco muito grande de ter doenças infecciosas”, esclarece Amariles Borba. A abertura do Dia D será na UBS do Cristo Rei a partir das 9h.

Confira os locais onde terão postos de vacinação neste sábado (30):

Zona Sudeste: UBS Alto da Ressurreição, UBS Renascença, UBS Todos os Santos, UBS Usina Santana, UBS Mário Rocchi, Hospital do Dirceu.

Zona Leste: UBS Santa Isabel, UBS Taquari, UBS Planalto Uruguai, UBS Planalto Ininga, UBS São João, UBS Cidade Jardim, Hospital do Satélite.

Zona Norte: UBS Cidade Verde, UBS Karla Ivana, UBS Adelino Matos, UBS Poty Velho, UBS Santa Maria da Codipi, Hospital da Primavera, Hospital do Buenos Aires.

Zona Sul: UBS Cristo Rei. UBS Saci, UBS Parque Piauí, UBS Angelim, UBS Portal da Alegria, Hospital do Promorar.

Facebook
Veja também