Viagora

Dudu irá ao TCE contra Firmino Filho por não convocação de guardas

O vereador denunciou que após o acordo com o Tribunal de Contas, apenas 10 concursados foram convocados para assumirem o cargo.

O vereador Edilberto Borges, o Dudu, usou a tribuna da Câmara de Vereadores para denunciar o descumprimento por parte da Prefeitura de Teresina do acordo de convocação do concursados para o quadro da Guarda Municipal. Ele disse que notificará o Tribunal de Contas do estado para informar o não cumprimento do acordo feito entre as instituições.

“Nós vamos cobrar também da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Administração o que ele tem a dizer em relação a essa não convocação” afirmou.

  • Foto: DivulgaçãoVereador DuduVereador Dudu

No acordo firmado entre a prefeitura e o Tribunal de Contas do Estado ficou acertado que a partir do mês de julho deste ano a prefeitura começaria a convocar os concursados até completar o quadro funcional. O vereador denunciou que até o momento apenas 10 concursados foram convocados para assumirem o cargo.

  • Foto: Rômulo PiauilinoPrefeito Firmino Filho.Prefeito Firmino Filho.

Segundo o cronograma divulgado pela Guarda Civil Municipal, somente em julho foram convocados 10 concursados, o que pelo acordo assinado junto ao TCE/PI já estaria em descumprimento, uma vez que até o mês de outubro nenhum concursado foi convocado até então.

Ao todo o número de aprovados a serem convocados seria de 75 que já passaram pelo curso de formação que para o vereador ainda é insuficiente. “Esse número de convocados não seria suficiente para atender a demanda do município, mas daria um certo impacto na segurança da cidade uma vez que nós temos 55 policiais militares fazendo guarda só na Prefeitura e outros mais no Hospital de Urgência de Teresina e que poderiam estar nas ruas fazendo a segurança do povo. Esses 75 guardas fazem parte dos 206 que já foram formados para a função ”, finalizou o vereador.

O vereador disse ainda que vai solicitar a Firmino Filho uma estrutura própria para a Guarda Municipal e o seu desmembramento da Secretaria de Assistência Social do Município, além da criação de um estatuto próprio para a instituição. 

Facebook
Veja também