Viagora

Firmino Filho demite guarda municipal acusado de agredir skatista

A denúncia de agressão cometida pelo guarda foi realizada pela Associação Teresinense dos Skatistas no ano passado.

O prefeito de Teresina Firmino Filho, resolveu demitir o guarda municipal Esaú Cruz Vaz da Costa, através da portaria nº 1.289/2018, publicada na edição do Diário Oficial do Município, desta segunda-feira (23). Esaú foi acusado de agressão.

Segundo informações da prefeitura, a demissão do guarda ocorreu após a instauração do processo administrativo disciplinar nº 049.1640/2017, em 28 de junho do ano passado, após o Guarda Municipal ser acusado de agredir um skatista no Parque da Cidadania, em fevereiro de 2017. Na época, o guarda acabou sendo afastado de suas atividades.

“A Prefeitura de Teresina não pode admitir este tipo de conduta, de truculência. A atitude de um guarda deve ser impositiva, mas não truculenta. Deve ser enérgica, ativa, jamais abusiva. O papel da Guarda é no reforço da segurança, mas de uma forma humanizada”, explicou o corregedor da Guarda Municipal, procurador Ari Ferreira. Segundo o corregedor, o acusado recebeu o direito de esclarecer o caso durante a tramitação do processo administrativo disciplinar.

A denúncia de agressão cometida por Esaú Cruz foi realizada pela Associação Teresinense dos Skatistas. A abordagem do guarda também foi registrada em vídeo que circulou nas redes sociais.

Facebook
Veja também