Viagora

FMS implanta o Serviço de Atendimento à Saúde do homem

O serviço é oferecido gratuitamente através das equipes de Saúde da Família

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), inaugurou nesta terça (9), o Serviço de Atendimento à Saúde do Homem (SASH), no Ambulatório do Trabalhador do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. O serviço tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, pois, segundo pesquisas realizadas, o homem não costuma ter o hábito de realizar consultas periódicas.

Instituído por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem tem como referência a portaria nº 1.944/2009, que garante assistência aos homens de 20 a 59 anos o diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares, cânceres e outras. Além de atender homens que estejam com problemas como, disfunção erétil, prostatismo, ejaculação precoce e corrimento uretral.

A FMS disponibiliza uma equipe multiprofissional formada por urologista, cardiologista, psicólogo, nutricionista, dentista, enfermeiro e técnico de enfermagem. A intenção é melhorar o atendimento àqueles que buscarem o serviço, sendo inclusive ofertados exames como o PAS, hemograma, glicemia, perfil lipídico, peniscopia, exame digito prostático, mais conhecido como toque retal.

Além dessas especialidades, são oferecidos outros exames conforme a idade do homem e também será garantida a vasectomia, com o intuito de promover e melhorar as condições à saúde do homem.

A Gerente de Atenção Básica da FMS, Maria Eliane Martins, explica que o Programa Municipal de Atenção Integrada à Saúde do Homem (PMISH) é direcionado ao público masculino gratuitamente através das equipes de Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde.

"Devido ao homem não ter o hábito de realizar consultas periódicas e viver sete anos menos que as mulheres, a FMS juntamente com o PMISH visa estimular a integração e participação dos homens em campanhas de prevenção de álcool e drogas. Além disso, pretendemos diagnosticar precocemente doenças de próstata e vasectomia, viabilizando um tratamento especifico para promoção da saúde do homem", destaca Maria Eliane Martins.

O presidente da FMS, João Rodrigues, afirma estar entusiasmado com o trabalho desenvolvido por toda a equipe."É muito bom quando a gente sonha e realiza, é uma satisfação para mim estar aqui inaugurando este serviço. Fico feliz em perceber que toda a minha equipe tem esse dinamismo", disse.
Facebook
Veja também