Viagora

Gaeco prende prefeito Luciano Fonseca do município de Bertolínia

A prisão do gestor faz parte da Operação Buriti, deflagrada pelo Gaeco na manhã de hoje (3) e que cumpriu mandados nas cidades de Bertolínia, Sebastião Leal e Teresina.

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a Operação Bacuri, que culminou na prisão do prefeito Luciano Fonseca, do município de Bertolínia.

  • Foto: Facebook/Luciano FonsecaPrefeito Luciano FonsecaPrefeito Luciano Fonseca

Segundo informações divulgadas pelo Ministério Público do Estado do Piauí, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Bertolínia, Sebastião Leal e Teresina, causando prejuízos aos cofres públicos.

O despacho judicial que determinou a prisão preventiva de Luciano Fonseca ainda decretou a prisão temporária de Max Weslen Veloso de Morais Pires (procurador do município), Richel Sousa e Silva (primo do prefeito), Rodrigo de Sousa Pereira (assessor especial do prefeito), Ronaldo Almeida da Fonseca (servidor comissionado), Ringlasia Lino Pereira dos Santos (esposa do prefeito), Eliane Maria Alves da Fonseca (mãe do prefeito), Aluízio José de Sousa (pai do prefeito) e Kairon Tácio Rodrigues Veloso (primo do procurador do município), pelo prazo de cinco dias. Encerrado o prazo, os réus devem ser postos em liberdade, exceto se for decretada prisão preventiva.

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços do ex-prefeito de Sebastião Leal, José Jeconias, e de empresas envolvidas em um esquema de desvio de dinheiro público por meio de empresas fantasmas, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e entrega de uma ambulância do município em pagamento de dívida pessoal do prefeito de Bertolínia.

A Justiça decretou ainda o confisco e indisponibilidade dos bens móveis e imóveis dos investigados no valor correspondente à comprovação do desvio aos cofres públicos do município de Bertolínia, no valor de R$ 3.296.323,81 (três milhões, duzentos e noventa e seis mil, trezentos e vinte e três reais e oitenta e um centavos).

Foi determinada ainda a suspensão do exercício da função de prefeito de Luciano Fonseca, sendo notificado o presidente da Câmara Municipal de Bertolínia para que dê posse ao vice-prefeito da cidade.

As diligências da Operação Bacuri contaram com o apoio da Polícia Civil, incluindo a Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DECCOR), Polícia Militar, Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Facebook
Veja também