Viagora

HUT realiza reunião para organizar pesquisa sobre acidentados no trânsito

A meta é formular ações de prevenção aos acidentes.

Na manhã desta sexta-feira, 22, foi realizada no Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha uma reunião entre representantes do Ministério da Saúde e diretores da Fundação Hospitalar de Teresina e do HUT. O objetivo foi acordar a realização de uma pesquisa sobre as vítimas de acidentes de trânsito, estudando as causas e efeitos, de forma a reunir informações que ajudem a formular ações de prevenção aos acidentes.

Segundo a representante do Ministério da Saúde e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trânsito e Álcool, Tanara Sousa, o intuito é conhecer os fenômenos que cercam os acidentes de trânsito, respeitando os princípios da bioética e os direitos dos pacientes. “O estudo que será feito visa compreender desde o inicio todo o processo que cerca os acidentes, desde onde mais acontecem até os fatores e causas mais comuns e seus efeitos, para evitar, ou minimizar o risco, que mais acidentes continuem a acontecer”, acrescenta.

Gilberto Albuquerque, diretor-geral do HUT, expõe que o Hospital de Urgência de Teresina está sempre disposto e aberto a realizar ações que ajudem a Prefeitura, Governo Estadual e Federal a desenvolver políticas que melhorem cada vez mais a saúde pública. E indica que, “a qualificação do atendimento à população é sempre um foco para o hospital. Inclusive, percebendo a importância em diagnosticar as causas de entrada no serviço de saúde para que sejam realizados atos preventivos seja de caráter socioeducativo ou de fiscalização, em casos de acidentes de trânsito”.

Participaram ainda da reunião, a diretora administrativa e financeira do HUT, Fátima Brito, a coordenadora de Ações Assistências da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba, além de gerencias do HUT e da Fundação Hospitalar de Teresina e pesquisadores do Ministério da Saúde.

Facebook
Veja também