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INSS muda forma de solicitação de dois benefícios previdenciários

A mudança é em relação à aposentadoria por idade e ao salário-maternidade. Agora, os benefícios somente serão pedidos por telefone ou pela internet.

A aposentadoria por idade e salário-maternidade oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora só serão pedidos por telefone ou através da internet. O segurado deverá acessar o site do instituto ou ligar para o 135. O contribuinte somente será chamado para ir à agência do INSS caso seja necessário. A mudança passa a valer a partir de segunda-feira (21).

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.

Caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o INSS garante que o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência. A autarquia diz que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido e ampliação da concessão automática. O objetivo é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.

Lista dos serviços que passarão a ser atendidos com agendamento:

Alterar meio de pagamento

Atualizar dados cadastrais do beneficiário

Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF

Cadastrar Declaração de Cárcere

Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família

Cadastrar ou Renovar Procuração

Cadastrar ou Renovar Representante legal

Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

Desistir de Aposentadoria

Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte

Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS

Reativar Benefício

Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho

Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário

Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho

Transferir Benefício para outra Agência

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