Viagora

Inthegra: usuários reclamam de lotação e Strans admite falhas

A Strans reconheceu que houve equívocos no dimensionamento da frota de veículos.

Inaugurado no último sábado (17), o Inthegra começou seu primeiro dia útil em meio a polêmicas. Usuários criticaram a demora e a lotação no sistema, que funciona nos terminais de integração do Bela Vista, Parque Piauí e Itararé, nas Zonas Sul e Sudeste de Teresina.

Os terminais ficaram muito lotados e tiveram empurra-empurra. No corredor da Barão de Gurguéia, houve tumulto e confusão quando um usuário agrediu pessoas ao tentar entrar em um ônibus.

O estudante Alexandre Fonseca enfrentou problemas durante a utilização do sistema. Segundo ele, a lotação do terminal de integração era grande, tendo inclusive enfrentado empurra-empurra. A organização do horário da linha troncal (que liga os terminais de integração ao Centro), aumentou ainda mais a demora do trajeto.

  • Foto: Divulgação/WhatsappTerminal de Integração do Bela Vista teve problemas com lotação.Terminal de Integração do Bela Vista teve problemas com lotação.

“Depois pegar um ônibus lotado para o terminal, a gente ainda tem que esperar o tempo de saída do ônibus. Assim, o ônibus ficou parado, mesmo com todos os passageiros atrasados. Foi o jeito esperar. Ao longo do trajeto, as paradas estavam lotadas, mas o ônibus não para em todas elas. O tempo que o Prefeito disse que ia reduzir aumentou, na verdade”, relata o usuário, que demorou mais de duas horas para se deslocar da zona Sul para Universidade Federal do Piauí.

Equívocos na frota

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Carlos Daniel, reconheceu que houve equívocos no dimensionamento da frota em relação à demanda de usuários nos terminais de integração.

“Considerando um sistema tão complexo como esse, é natural que tenhamos algumas dificuldades, mas já estamos fazendo todos os ajustes necessários para que o sistema funcione adequadamente. O sistema é novo para todos nós, mas estamos atentos com a operação e a nossa expectativa é que, a cada dia, não haja qualquer entrave”, disse.

A Strans também disse que o horário dos ônibus já estão sendo alterados e que está solicitando aos motoristas que não estacionem nos corredores exclusivos. “Isso atrapalha a circulação dos ônibus e, consequentemente, provoca atrasos”, pontua Daniel.

Facebook
Veja também