Viagora

Juiz decreta prisão preventiva de assaltante do São Joaquim

José Haryhudson, preso nesta quarta-feira (12), é acusado de tentativa de latrocínio.

O juiz de Direito Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, decretou a prisão preventiva de José Haryhudson Alves Oliveira, acusado de tentativa de latrocínio. O jovem deu um tiro na cabeça de Daniel Sousa, após este reagir a um assalto no bairro São Joaquim, na zona Norte de Teresina, na última terça-feira (11).

  • Foto: Divulgação/Polícia CivilJosé Haryhudson Alves Oliveira.José Haryhudson Alves Oliveira.

O magistrado diz que “a prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria”. Já que o crime supostamente praticado possui pena privativa de liberdade máxima em abstrato maior de quatro anos, há autorização para decretação da prisão preventiva.

O juiz considerou que os indícios de autoria estão presentes mediante os autos de prisão em flagrante, e em certidão criminal onde o autuado já responde por outros procedimentos criminais.

“Portanto, está presente, no caso dos autos, o preenchimento do requisito referente à garantia da ordem pública como uma das condições que autorizam a custódia cautelar do autuado, nos termos do art. 312 do CPP, visto que no caso em apreço, após a vítima tentar tirar a arma da mão do autuado ele disparou contra a cabeça da mesma, estando essa internado com risco de morte, o que demonstra seu comportamento frio e brutal”, escreveu Valdemir Ferreira Santos.

O caso

No momento do assalto Daniel estava com sua companheira, Elenice Araújo. O acusado tentava subtrair um celular e uma pulseira do jovem, que reagiu e foi atingido com um tiro na cabeça. José Haryhudson foi preso ontem (12), no bairro Parque Alvorada, pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A vítima permanece internada.

Facebook
Veja também