Viagora

Lava Jato faz buscas no gabinete do senador Ciro Nogueira

Operação foi deflagrada em conjunto com a Procuradoria Geral da República e autorizada pelo ministro Edson Fachin, do STF.

A Polícia Federal (PF) está cumprindo mandado de busca no gabinete e apartamento do senador Ciro Nogueira (PP-PI) nesta terça-feira (24), pela Operação Lava Jato. As buscas também acontecem no gabinete e na casa do deputado progressista Eduardo da Fonte. A investigação é sobre tentativa de obstrução de Justiça. 

Um mandado de prisão também foi cumprido pela PF contra o ex-deputado Márcio Junqueira, do estado de Roraima. Ele foi preso em Brasília.

De acordo com informações do G1, o mandado foi autorizado pelo ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). A operação de hoje (24) foi deflagrada em conjunto com a Procuradoria Geral da República (PGR).

A segurança do Senado decidiu interditar o corredor que dá acesso ao gabinete de Ciro, que não foi encontrado devido uma viagem para Portugal com a família nessa segunda (23).

  • Foto: Moreira Mariz/Agência SenadoCiro NogueiraCiro Nogueira

Investigação

Segundo informações do Estadão, os parlamentares são investigados por suposta prática de associação criminosa com outros integrantes do PP em Brasília: Aguinaldo Ribeiro, Arthur Lira, Benedito de Lira, José Otávio Germano, Luiz Fernando Faria e Nelson Meurer.

Uma denúncia do MPF em setembro de 2017 apontou que eles seriam integrantes do núcleo político de uma organização criminosa focada no cometimento de delitos contra a Câmara dos Deputados, entre outros, visando arrecadação de propina.

Defesa

O Viagora não conseguiu contatar o senador Ciro Nogueira para comentar a operação. Por meio de nota ao G1, a defesa de Ciro Nogueira disse que está acompanhando as buscas da PF, e afirmou que desconhece as razões da determinação judicial. Segundo a assessoria, ele está em missão oficial em Bruxelas, na Bélgica, participando de um evento da Organização Mundial do Comércio (OMC) de 24 a 26 de abril.

Mais conteúdo sobre:

Ciro Nogueira

Facebook
Veja também