Viagora

Lula irá depor sobre caso do sítio de Atibaia em Curitiba

A juíza federal substituta Gabriela Hardt irá conduzir a oitiva no lugar do juiz Sérgio Moro, que aceitou assumir o Ministério da Justiça no governo de Jair Bolsonaro.

Na tarde de hoje (14), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será interrogado na sede da Justiça Federal, em Curitiba. Sob custódia desde abril na Superintendência da Polícia Federal, ele prestará depoimento sobre um dos processos da Operação Lava Jato relativo ao sítio Santa Bárbara de Atibaia (SP).

  • Foto: DivulgaçãoEx-presidente Lula

A juíza federal substituta Gabriela Hardt irá conduzir a oitiva no lugar do juiz Sérgio Moro, que aceitou assumir o Ministério da Justiça no governo de Jair Bolsonaro.

O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em outro processo, o caso do triplex em Guarujá (SP).

Lula foi denunciado por recebimento de propina das construtoras OAS e Odebrecht, Outras 12 pessoas também estão envolvidas no processo. O ex-presidente nega as acusações e diz não ser dono da propriedade. De acordo com as investigações, foram feitas reformas e melhorias no patrimônio.

Pelas investigações realizadas, as reformas no sítio teriam iniciado após a compra da propriedade pelos empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna, amigos de Lula. No laudo elaborado pela Polícia Federal, em 2016, os peritos citam as obras que foram realizadas, entre elas, a de uma cozinha avaliada em R$ 252 mil.

A estimativa é que tenha sido gasto um valor de cerca de R$ 1,7 milhão, somando a compra do sítio e as reformas feitas. A defesa do ex-presidente sustenta que a propriedade era frequentada pelos familiares de Lula, mas que a propriedade não é sua.

O empresário José Carlos Bumlai, amigo de Lula e réu por lavagem de dinheiro na mesma ação penal, também deverá ser interrogado hoje.

Facebook
Veja também