Viagora

Mandetta é demitido do Ministério da Saúde e Nelson Teich assume

Para substituir Mandetta, o novo nome indicado pelo presidente Bolsonaro é do médico oncologista Nelson Luiz Sperle Teich.

Na tarde desta quinta-feira (16) Luiz Henrique Mandetta, então ministro da Saúde, comunicou por meio das redes sociais que foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro do cargo.

"Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar", escreveu Mandetta.

  • Foto: DivulgaçãoMensagem de Mandetta nas redeis sociaisMensagem de Mandetta nas redeis sociais

Para substituir Mandetta, o novo nome indicado pelo presidente Bolsonaro é do médico oncologista Nelson Luiz Sperle Teich. A possível demissão de Mandetta já havia sendo especulada devido aos desentendimentos do ex-ministro com o presidente Jair Bolsonaro nas últimas semanas.

  • Foto: Agência BrasilLuiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde.Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde.

Durante entrevista nessa quarta-feira (15) no Palácio do Planalto, Mandetta afirmou que havia um “descompasso” entre as orientações do Ministério da Saúde e as de Bolsonaro, e chegou a dizer que pessoas cotadas para suceder a pastar ligaram para ele pedindo concelhos.

Nelson Teich, indicado pelo presidente para substituir Mandetta, é médico e já havia sido cotado para assumir a pasta da Saúde antes da posse do presidente. Teich foi consultor de saúde durante a campanha eleitoral de Bolsonaro e foi assessor do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, em 2019.

Facebook
Veja também