Viagora

Michel Temer anuncia criação do Ministério da Segurança Pública

A ideia é que a pasta seja criada nas próximas duas semanas e coordene as ações estratégicas na área em todo o País.

Durante encontro com mais de 80 autoridades no Palácio da Guanabara no Rio de Janeiro nesse sábado (17), o presidente da República, Michel Temer, anunciou a criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública.

A ideia é que a pasta seja criada nas próximas duas semanas e coordene as ações estratégicas na área em todo o País. Ainda não foi anunciado nenhum nome para ministro.

  • Foto: Reprodução/TwitterNa presença de autoridades, Temer anuncia a criação do novo Ministério.Na presença de autoridades, Temer anuncia a criação do novo Ministério.

De acordo com Temer, a criação do ministério não vai interferir na autonomia dos estados. "Não vai invadir as competências de cada estado federado, mas vai cumprir suas funções de natureza constitucional, mas também vai coordenar o trabalho de segurança pública", disse.

Com essa mudança, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria de Segurança Pública sairiam da alçada do Ministério da Justiça e ficariam sob o comando da nova pasta.

Intervenção federal no Rio de Janeiro

Ministros, deputados, senadores, empresários, além do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, estiveram no encontro para debater também os termos da intervenção federal, decretada nesta sexta-feira pelo presidente da República. A medida visa combater o crime organizado no estado, cujo sistema de segurança passa a ser comandado pelo general Walter Braga Netto. 

"Seria intolerável continuar com situação que aqui estava no Rio de Janeiro porque ela cria também um problema nos outros estados, no instante em que as coisas desandem aqui, a tendência é desandar nos outros estados. Não queremos isso", disse Temer.

Mais conteúdo sobre:

Michel Temer

Facebook
Veja também