Viagora

Ministério Público constata falta de fisioterapeutas no HUT

Durante vistoria, ficou comprovado a ausência desses profissionais em determinados dias e horários. Até um óbito foi causado pela ausência.

Durante vistoria realizada nesta quarta-feira (21), pelo Ministério Público para averiguar os avanços em relação aos Termos de Ajustamento de Conduta (TAG), do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), foram encontradas algumas irregularidades, entre elas a falta de fisioterapeutas.

  • Foto: Divulgação / Ministério Público do Estado do PiauíVistoria realizada no HUTVistoria realizada no HUT

Foi comprovado durante a vistoria, por meio de escalas, que faltam profissionais de fisioterapia nos horários noturno e aos finais de semana. De acordo com o Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, da 29ª Promotoria, o HUT se trata de um hospital que possui referência no atendimento de urgência da capital.

É importante que o atendimento à população seja oferecido de forma adequada, e que conte com a atuação de fisioterapeutas durante 24 horas, todos os dias, inclusive aos finais de semana.

O Promotor de Justiça recolheu documentos, depoimentos e laudos sobre a redução do quadro de fisioterapeutas. Os profissionais que trabalham no local, explicaram que a ausência de fisioterapeutas causa ocorrências que prejudicam os pacientes, e com isso já foi registrado um óbito devido à falta de fisioterapeutas.

O prazo para o laudo ser concluído é de 15 dias. Caso os termos judiciais firmados forem descumpridos, medidas judiciais serão aplicadas, e o hospital pode ficar sujeito a multa.

Facebook
Veja também