Viagora

Mutirão de combate à dengue visita bairro Santo Antônio em Aracaju

Meta é visitar 1.500 casas nesta sexta e sábado. Lavanderias continuam liderando locais com mais incidência.

Nesta sexta-feira (17) e sábado (18), o bairro Santo Antonio, em Aracaju, receberá a Força-tarefa de Combate à Dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Segundo o supervisor do combate à dengue do bairro Santo Antônio, Elielson Lima, a meta desses dois dias é visitar mais de 1.500 casas. “Trabalharemos com cerca de 20 agentes na sexta-feira e 40 agentes no mutirão de sábado. Com esse número, pretendemos alcançar nossa meta”, afirmou o supervisor.

A cada Força-tarefa, os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) eliminam focos do mosquito, com o uso de larvicida. Moradores ainda recebem orientações para prevenção. “Lavanderias, reservatórios de água e ralos devem ser cobertos com telas de proteção e lavados a cada três dias, esfregando as paredes internas com buchas ou escovas para que os ovos do mosquito não fiquem grudados e se transformem em larva”, orienta a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante.

Esta semana, os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também vistoriaram os bairros José Conrado de Araújo, na quarta-feira (15), e Jardim Centenário, na quinta-feira (16). Nesses dois dias, as equipe vistoriaram cerca de 350 imóveis. Já os agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) fizeram a limpeza de cinco terrenos baldios.

Os principais focos da dengue estão dentro de casa e as lavanderias continuam liderando os locais de maior incidência. Os agentes de endemias apontam os cuidados básicos para evitar acúmulo de água parada: cobrir lavanderias e reservatórios de água, manter os quintais limpos e organizados com recipientes e garrafas guardados de cabeça para baixo, furar vasos de planta. “Para manter a dengue longe é essencial fazer a prevenção dentro de casa”, diz Elielson Lima.

Facebook
Veja também