Viagora

Nova fase da Operação Escamoteamento cumpre 13 mandados de prisão

A Operação investiga casos de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro por empresários da Serra da Ibiapaba em municípios do interior do Piauí.

Na manhã desta quinta-feira (23), foi deflagrada a terceira fase da Operação Escamoteamento. A operação é comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI) e conta com o apoio e participação no cumprimento dos mandados, da Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Piauí e Polícia Militar do Piauí, além do Ministério Público do Estado do Ceará.

  • Foto: Divulgação/GAECOGAECO cumpre mandados de prisão da 3ª fase da Operação Escamoteamento.GAECO cumpre mandados de prisão da 3ª fase da Operação Escamoteamento.

A operação é um desdobramento da investigação iniciada no município de Cocal, região norte do Piauí. A terceira fase das investigações tem como foco o desvio de recursos públicos do município de Buriti dos Lopes, onde algumas empresas e empresários da Serra da Ibiapaba no Ceará, juntamente com a participação de agentes públicos, desviaram recursos públicos entre os anos de 2013 e 2016.

Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e 16 mandados de buscas e apreensões. Também foi requerido pelo Ministério Público do Estado do Piauí o bloqueio no total de R$ 8.388.822,64 de bens dos investigados, valor este inicialmente detectado de prejuízo aos cofres públicos. Os referidos mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara Única de Cocal.

Operação Escamoteamento

A primeira fase da Operação Escamoteamento foi deflagrada em abril do ano passado, realizando a prisão de 13 suspeitos. O foco foi uma organização criminosa que atuava realizando fraude em processos licitatórios para desviar recursos públicos.

Na segunda fase da operação, deflagrada em outubro de 2017, foram presos mais três servidores públicos suspeitos de estarem envolvidos no esquema e foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Cocal, Campo Maior e Tianguá-CE.

Facebook
Veja também