Viagora

ONG cobra ações concretas para revitalização da lagoa do Parnaguá

Com a falta de chuvas e as altas temperatura, a lagoa está com um dos mais baixos níveis da história. O espelho de água na região mais profunda atinge apenas 90

A lagoa Parnaguá, situada no sul piauiense é considerada a maior do Nordeste. Na época de cheia a lagoa atinge 12 km de extensão e 2 km de largura de uma margem a outra. Mas atualmente a situação é outra. A lagoa já secou cerca de 2 km nas margens.

Com a falta de chuvas e as altas temperatura, a lagoa está com um dos mais baixos níveis da história. O espelho de água na região mais profunda atinge apenas 90 centímetros. De acordo com a ONG FULAPA – Fundação Lagoa de Parnaguá, a população do município está apreensiva com o nível das águas da lagoa, “a água evapora gradativamente”.

A Ong agora cobra da Codevasf ações para revitalização da lagoa e dos rios Paraim e Corrente. De acordo com informações da Ong, um outro problema causado pelo baixo nível da água no local é a morte dos animais, que muitas vezes vão beber e acabam atolados na lama.

A Ong é presidida por Absalão Castros Dias que cobra ações concretas por partes dos órgãos. “Falei para eles que não queremos mais saber de palestras aqui, o que queremos é uma ação concreta para salvar a lagoa”, assegurou ele.

Facebook
Veja também